Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Tibério Dinis diz que Festas da Praia são “momento alto da Cidade e do nosso Concelho”, Câmara da Praia quer “replicar a força e a dinâmica das Festas ao longo do ano”
06 agosto 2018

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, quer que as festas concelhias sejam “o espelho de uma cidade dinâmica” e promete, “sem desinvestir nas Festas da Praia, replicar a força e a dinâmica que temos, nesta semana, em outros momentos ao longo do ano”.

No discurso que proferiu, sábado à noite, no palco da Praça Francisco Ornelas da Câmara, na abertura oficial das Festas da Praia 2018, Tibério Dinis enfatizou que a estratégia passa por “grande investimento no centro histórico, na reabilitação urbana, em trazer mais pessoas para viver no nosso centro histórico e em captar mais empresas”, ajudando sempre “as empresas que já cá estão a serem cada vez mais competitivas e atrativas”.

“Queremos que a Festa da Praia seja o espelho da nossa cidade. Uma cidade que seja dinâmica, com vida, com pessoas, com o simbolismo que todos sentimos quando vemos, do nosso areal, o nascer do sol. O que pretendemos, sem desinvestir na Festa da Praia, é que hajam muitos mais momentos, na história e no dia a dia da Praia, como esta semana. Queremos replicar a força e a dinâmica que temos, nesta semana, em outros momentos do ano”, disse perante uma cidade com milhares de pessoas.

Neste discurso dirigiu também palavras para os emigrantes que regressam à sua terra por estes dias e a todos os visitantes turistas que estão na Praia da Vitória, para dar as boas vindas e assegurar que “as Festas da Praia também são preparadas a pensar em vós”. E, por falar em turismo, a referência ao facto de as maiores festividades concelhias serem “um pilar no setor”. Mas o setor está a crescer e a consolidar e, por isso, afirmou o autarca, “queremos criar mais momentos importantes, ao longo do ano, ligados à cultura, sem nunca esquecer que é a natureza a joia da coroa das nossas ilhas e da Praia da Vitória, naturalmente”.

Neste sentido, Tibério Dinis aproveitou para informar que “até ao final do ano vai iniciar-se a obra de prolongamento pedonal da Avenida Marginal até à praia da Riviera”, bem como, “já no início de setembro, vai avançar uma nova candidatura ao programa LIFE”, visando “a sustentabilidade dos nossos areais, que têm vindo a sofrer um grande desgaste ao longo de décadas e se não tivermos o cuidado de os preservar corremos o risco de os nossos filhos não terem o prazer de desfrutar deles”.

Tibério Dinis frisou ainda que o Município vai “continuar sempre atrás daquele que é o sonho deste mandato, o Cais de Cruzeiros”, garantido que “vamos continuar a trabalhar, diplomaticamente, com todas as entidades e forças vivas, para que este sonho se torne realidade”.

Uma referência também para um dos temas mais importantes da atualidade – a descontaminação de solos e aquíferos: “Ainda durante estes dias das Festas da Praia teremos excelentes notícias nesse âmbito. Creio que o compromisso a assumir com o Governo da República, nos próximos dias, será um marco substancial neste processo”.

Mas, o tempo é de festa. Assim, o edil praiense convidou todos a um brinde às festividades: “Não percamos a alegria e a partilha, este grande sentimento que a Praia da Vitória tem por todos vós. Divirtam-se nas Festas da Praia, mas, sobretudo, divirtam-se com os vossos amigos e famílias a percorrer as nossas ruas, o nosso areal e a nossa baía. É isto que é a Praia da Vitória e é isto que gostava que levassem da Praia da Vitória”.

“Ao sabor da Dança” até dia 12

Depois do primeiro fim de semana de festas, até ao próximo dia 12 ainda se esperam grandes momentos nas maiores festas do concelho da Praia. Já esta segunda-feira, dia 6, destaca-se a Corrida das Festas da Praia – este ano da responsabilidade organizativa da Tertúlia Tauromáquica Praiense e do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, trazendo até à Praça de Toiros Ilha Terceira, um cartel constituído pelos cavaleiros João Moura, Tiago Pamplona, João Ribeiro Telles e Manuel Sousa (que prestará prova de cavaleiro praticante), com toiros das ganadarias Rego Botelho e Passanha, que serão pegados pelos Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Ramo Grande e de Beja (a celebrar o seu 10.º aniversário). A corrida marcará ainda a despedida do forcado Américo, um dos mais antigos forcados no ativo.

Ainda na vertente tauromáquica das festividades realce para as seis toiradas à corda que se realizarão: terça-feira, dia 7, 18h00, no Juncal, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes; quarta-feira, dia 8, à mesma hora e no mesmo local, com toiros de Humberto Filipe e, na freguesia das Quatro Ribeiras, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes; na quinta-feira, dia 9, José Albino Fernandes volta a dar os toiros para nova toirada nas Quatro Ribeiras; sexta-feira, dia 10, 18h00, no Caminho do Cemitério, com exemplares das ganadarias João Gaspar (pai), Eliseu Gomes, Humberto Filipe e Casa Agrícola José Albino Fernandes; no dia 11 de agosto, feriado municipal na Praia, a ganadaria de Ezequiel Rodrigues põe toiros no asfalto da Estrada 25 de Abril e, por fim, no domingo, também com exemplares de Ezequiel Rodrigues, a inigualável tourada no areal da Praia.

Tradições e outras atrações

Para esta segunda-feira, dia 6, atenções também centradas no cortejo de motards e carros clássicos que antecederá uma grande noite de cantoria (com os cantadores José Esteves, José Eliseu, João Leonel, José Amaral, Bruno Oliveira e José Borges) no Palco Tradições. Junto à marina, o palco enche-se com Gipsy Jazz pelo Dr. VI Band, enquanto no Music Resort atuam Dillaz e os Dj´s Putzgrilla e Mary-Jane.

Na terça-feira, dia 7, cortejo e atuação de grupos folclóricos, atuação da Sapateia Açoriana (Palco Tradições), Stand UP Acores & João Seabra, seguida dos Rock, Rhythm & Blues (Palco Marina) e um dos nomes maiores do cartaz musical, o agrupamento internacional Crazy Town, abrem o Music Resort onde atuarão ainda os Dj´s Karetus e Rodrigo do Ó.

A quarta-feira (dia 8) está dedicada ao desfile das marchas populares, tendo o Music Resort a atuação de Nelson Freitas e dos Dj´s Yen Sung e John C, decorrendo no Palco Marina o concerto da banda One O’Five. Na quinta-feira (dia 9) decorre o desfile de filarmónicas, a atuação das bandas da Sociedade Progresso Lajense e Espírito Santo da Agualva, no Palco Tradições; os Myrica Faya atuam ao Palco Marina e Carolina Deslandes canta e encanta no Music Resort, antes da exibição dos Dj´s Sherpa e Luís Bravo.

No dia 10, sexta-feira, o dia é reservado aos mais pequenos nas Festas Praia 2018, com desfile de marchas infantis, seguindo-se o cortejo infantil. Depois, noite dentro, atuam os Wave Jazz Ensemble (no Palco Marina), Miguel Araújo e os Dj´s Sebastiaan Hooft e Afonso (no Music Resort).

No feriado municipal, dia 11, pelas 11h00, cerimónia comemorativa da batalha da Praia de 11 de agosto de 1829 e homenagem aos antigos combatentes mortos no Ultramar, no Largo da Batalha, seguindo-se um torneio de futebol de veteranos, no Municipal da Praia da Vitória, uma Regata de Iates ao Porto Martins (14h00), uma homenagem a António Ázera, no miradouro com o mesmo nome, na Rua da Alfândega (18h00), e a Receção ao Emigrante (19h00) na Praça Francisco Ornelas da Câmara, onde vão atuar o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Madalena e os “Fado Alado”. No Palco Marina (23h00) atuam os Coros Pactis e OSIT, enquanto o Music Resort recebe, para fechar em grande, o conceituado Gabriel O Pensador e os Dj´s Daft Punk Tribute e Ramboiage.

Para encerrar as maiores festas do Concelho da Praia, no dia 12, domingo, 11h00, Procissão dos Marítimos seguida de Missa Campal, haverá nova regata de iates, desfilarão os grupos participantes no Folk Azores – Festival Internacional de Folclore dos Açores e, pelas 00h00, lançamento de Skylanterns e de fogo de artifício e o concerto da artista Blaya, no palco do Blue Music Resort.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt