O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória, através da Associação Salão Teatro Praiense, iniciou, esta quarta-feira, nos ATL’s (Centros de Atividades de Tempos Livres) e Centro Ocupacional do Concelho a apresentação do projeto nacional “Heróis do Sol Saudável”.
Esta iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a marca comercial Garnier Ambre Solaire, chegou, este ano, pela primeira vez, aos mais pequenos do Concelho da Praia, tornando as crianças nos grandes embaixadores da causa da prevenção solar e os verdadeiros “Heróis do Sol Saudável”.
Durante os próximos dias, o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nesta parceria com o Município e a Associação Salão Teatro Praiense, vai percorrer os ATL’s de São Brás, Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, “Olhar Infantil” da Vila Nova, Fontinhas e Fonte do Bastardo, “Os Piratinhas” dos Biscoitos e o Centro Ocupacional do Cabo da Praia.
Este roadshow pelas diversas valências infantis do Concelho, pretende abranger as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, através da realização de ações educativas que alertam os mais novos (e, através deles, professores, educadores e pais e encarregados de educação) para os perigos de uma exposição solar incorreta.
Durante estas ações são distribuídos livros educativos e realizados jogos de tabuleiro dos “Heróis do Sol Saudável”, com mensagens importantes sobre proteção solar. O jogo, assim como os vários materiais educativos, estão também disponíveis online no site do projeto, em www.heroisdosolsaudavel.pt.
Em suma, a iniciativa pretende mostrar que o sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Este projeto nacional nasceu em 2014 e, daí para cá, tem conseguido atingir os seus objetivos, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal.
Sucintamente pretende-se fazer ver às crianças que o protetor solar é obrigatório, mas não é suficiente, ensinando-se cinco regras de ouro para um sol saudável: “podes estar ao sol se a tua sombra for maior do que tu, mas sempre com protetor solar”; “evita o sol nas horas de maior intensidade: entre as 11h30 e as 16h30”; “usa vestuário de proteção como chapéus, t-shirts e óculos escuros”; “usa protetor solar e replica-o com frequência” e “evita o excesso de exposição solar, fá-lo de forma gradual”.
Na Praia da Vitória, a iniciativa contará com a participação de 111 crianças entre os 6 e os 10 anos. Esta quarta-feira, dia 29, de manhã, os “Heróis do Sol Saudável” foram os meninos do ATL de São Brás e, à tarde, os do ATL da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória. Na próxima semana, dia 3 de setembro, o projeto vai desenrolar-se no ATL “Olhar Infantil” da freguesia da Vila Nova, pelas 10h00. No dia seguinte, terça-feira, dia 4, também de manhã, será a vez das crianças da freguesia das Fontinhas serem alertadas da mensagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sendo que, na quarta-feira, dia 5, pelas 10h00, as ações vão desenvolver-se na freguesia da Fonte Bastardo e, pelas 14h00, no Centro Ocupacional da freguesia do Cabo da Praia. Por fim, na sexta-feira, dia 7, pelas 10h00, o projeto “Heróis do Sol Saudável” passará pelo ATL “Os Piratinhas” da freguesia dos Biscoitos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt