Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Iniciativa destina-se às escolas do 1º ciclo do Concelho, Programa "Estrelas do Mar" visa promover a autonomia de crianças no meio aquático
21 setembro 2018

No âmbito da promoção da atividade desportiva no Concelho, o Gabinete de Desporto da Associação Salão Teatro Praiense (ASTP) encontra-se a desenvolver o programa "Estrelas do Mar", criado com o intuito de reforçar a autonomia das crianças que frequentam escolas do 1º ciclo no meio aquático.

O programa, que entrará em funcionamento no mês de outubro, é direcionado a crianças com idades até aos doze anos e decorrerá num espaço fechado com piscina, contribuindo também para o desenvolvimento social e motor destas.

Segundo o vereador com competência na área do Desporto, Tiago Ormonde, "este projeto, direcionado às crianças do 1º ciclo, reforçará a oferta desportiva existente no Concelho, visto que num ambiente diferente é possível trabalhar a autonomia dos mesmos, bem como o reforço das suas competências sociais e motoras".

"A prática de atividade física encontra-se associada a um estilo de vida saudável, pelo que este projeto vem também promover a saúde dos mais pequenos. O nosso objetivo é promover o bem-estar das crianças, incutindo o exemplo de boas práticas desportivas e sensibilizando-os para a importância das mesmas", explicou.

"Continuaremos a apostar na criação de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, assumindo a importância da vertente desportiva no contexto social atual", disse.

Balanço anual

Programas desportivos envolvem cerca de 1500 pessoas

Mais de 1000 munícipes integraram, desde setembro de 2017, os programas desportivos existentes no concelho da Praia da Vitória, designadamente o "Aprender a Brincar", o "Freguesias Ativas" e a "Escola Segura".

No que concerne ao projeto "Aprender a Brincar", que consiste na realização de atividades físicas para crianças até aos seis anos, foram desenvolvidas nas escolas locais ações para cerca de três centenas de participantes.

Relativamente ao "Freguesias Ativas", programa de exercício físico destinado à população feminina, frequentaram a rede municipal de pavilhões duas centenas de mulheres.

O programa de prevenção rodoviária "Escola Segura", em colaboração com a Polícia de Segurança Pública local, envolveu cerca de um milhar de crianças.

"Anualmente, e mediante os programas vigentes, temos abrangido mais de mil pessoas, o que vem reforçar a importância de mantermos esta dinâmica desportiva no Concelho. Continuaremos a trabalhar neste sentido, pois esta é uma das prioridades da Autarquia", referiu Tiago Ormonde.

Para além deste projetos, e a nível desportivo, a cidade da Praia da Vitória tem acolhido diversas atividades que contam também com o apoio da Autarquia e da ASTP, através dos técnicos do Gabinete de Desporto, designadamente provas de corta-mato, triatlo, ciclismo, voleibol, maratonas, de entre outras.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt