O Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, destacou, esta terça-feira, “o papel fundamental” da Escola Profissional da Praia da Vitória “na formação técnica, tecnológica e prática” de jovens e ativos, salientando a abertura de novos cursos nas áreas da eletrónica, automação e computadores e de ação educativa.
Para assinalar o arranque do ano letivo 2018/2019 na Escola Profissional da Praia da Vitória, o autarca com pelouro da educação visitou as instalações daquela unidade de ensino e reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória, Domingos Borges.
Carlos Armando Costa ficou a saber que, no presente ano letivo, registaram-se mudanças ao nível de alguns dos cursos que vinham sendo ministrados, nomeadamente com a abertura de novos cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e de Técnico de Ação Educativa.
Já na vertente da formação de adultos, segundo foi explicado ao Vice-presidente do Município pelo responsável máximo da Escola Profissional, terminaram em início de setembro último, os cursos de marceneiro, cozinheiro/pasteleiro, informática e programação de computadores e frio e climatização, só estando, neste momento, em funcionamento um curso para Técnico de Cozinha/Pastelaria, na vertente Reativar Tecnológico, ou seja, um curso de apenas um ano.
A Escola Profissional da Praia da Vitória tem, no entanto, a expetativa de abrir, “em breve”, um outro curso no âmbito do Reativar Tecnológico de Informática e Programação, disse o Presidente do Conselho de Administração durante a reunião.
A Escola Profissional da Praia da Vitória conta, no presente ano letivo, com 16 turmas de qualificação profissional de Nível 4 e uma turma no âmbito do programa Reativar (para qualificação adequada e inserção ou progressão no mercado de trabalho de pessoas desempregadas), num total de cerca de 280 alunos.
A Escola iniciou a sua atividade em junho de 1995, sendo atualmente propriedade da Fundação do Ensino Profissional da Praia da Vitória. Integra, para além das infraestruturas sedeadas na Praia da Vitória, um polo em Angra do Heroísmo que serve de base ao desenvolvimento dos Cursos do Programa Reativar e de algumas ações de formação de ativos.
A oferta formativa da Escola assenta em diferentes tipologias de cursos e ações formativas, nomeadamente: Cursos Profissionais de Nível 4 (conclusão do percurso formativo atribuindo habilitação escolar ao nível do Ensino Secundário e qualificação profissional de Nível 4); Cursos do Programa Reativar (para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e inscritas numa Agência para a Qualificação e o Emprego); Formação de Ativos (formação contínua que visa o aperfeiçoamento técnico e uma melhor adaptação às exigências do Mercado de Trabalho).
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt