No dia 24 de Novembro, pelas 20:30h decorreu a Sessão de Abertura da Conferência “As Ilhas na Confluência e Difusão de Culturas”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória.
Esta Conferência tem organização conjunta do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores, Centro de História de Além-mar da Universidade Nova de Lisboa e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Esta iniciativa das três instituições, que cumpre agora a sua sexta edição, constitui um importante momento para a reflexão e divulgação junto do público de um saber actualizado relativo à história das sociedades que partilham entre si a experiência do Atlântico.
A acção deste ano, envolvendo vários especialistas de renome nos domínios da história insular e atlântica, subordina-se às temáticas da cultura, entendidas em sentido amplo, fomentando a discussão e análise acerca do papel que as sociedades insulares desempenharam, desde a época do povoamento até à actualidade, nas dinâmicas culturais que configuraram a modernidade, como actores e receptores. Neste contexto, é de sublinhar o debate-reflexão que, envolvendo os responsáveis de instituições culturais regionais, pretende focar o estado da cultura e das políticas culturais nos Açores no dealbar do século XXI. De igual modo, neste colóquio, serão contemplados outros espaços atlânticos, com o objectivo de fornecer uma visão mais abrangente dos processos que deram forma às representações e práticas dos actores sociais.
Os organizadores esperam, assim, contribuir, ainda que modestamente, para a dinamização e elevação cultural dos Açores e para a afirmação da Região como palco privilegiado para a reflexão científica em pleno processo de mundialização e de articulação entre os níveis do local, do nacional e do global.
|