No dia 21 de Novembro, segunda-feira, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória reuniu-se com as Juntas de Freguesia do Concelho da Praia da Vitória.
Integrada no processo de discussão pública do Plano e Orçamento da Autarquia para 2006, esta reunião teve como pontos principais da ordem de trabalhos a apresentação da metodologia a ser adoptada na elaboração do Plano e Orçamento da Autarquia, para o ano de 2006.
Na referida reunião foi apresentado, pelo Executivo Camarário, o Fundo de Coesão rural. Neste fundo, existirá uma verba que servirá para financiar projectos apresentados pela Junta de Freguesia. Nesta fase inicial de mandato, este fundo contará com cerca de um milhão de euros, verba actualmente do Fundo de Coesão Municipal, para distribuir pelas Freguesias do Concelho da Praia da Vitória.
Através de vários critérios como a redução de assimetrias, o impacto financeiro de cada projecto, o número de munícipes abrangido pelo projecto ou o aumento da qualidade de vida, serão aprovadas as candidaturas efectuadas pelas Juntas de Freguesia.
De salientar que esta metodologia adoptada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória servirá para tratar todas as Freguesias da mesma forma, independentemente da cor partidária de cada uma.
Além deste facto, a redução das assimetrias entre as várias Freguesias assume um papel fundamental.
Devido aos condicionalismos financeiros da Autarquia, onde 90% do orçamento do próximo ano será para pagar os compromissos assumidos pelo anterior executivo, só haverá possibilidades de, em 2006, executar os projectos que se revelem prioritários.
|