O Presidente Roberto Monteiro, apresentou em Sessão Pública a Rede de Infoncentros a implementar no Concelho bem como a assinatura dos Protocolos entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e as entidades Facilitadoras e Monitoras.
O que serão os Infocentros
Serão espaços públicos promovidos pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, compostos por computadores, dispositivos de impressão, áudio, vídeo e imagem, ligados à Internet por banda larga, disponibilizando o acesso gratuito à Internet a toda a população.
Nestes, qualquer cidadão poderá navegar pela rede mundial de computadores, ter um endereço de correio electrónico e usar os mais modernos recursos da informática para estudar, trabalhar, procurar entretenimento e comunicar.
A população terá a possibilidade de navegar livremente na Internet, fazer pesquisas, ler noticias, produzir conteúdos, participar em salas de conversação e fóruns de discussão, jogar online, digitar documentos, comprar, vender, procurar emprego, operações bancárias, fiscais, trâmites administrativos, enviar e receber correio electrónico (E-mail), utilizar os serviços de Educação à Distância (E-Learning). Realização de cursos de informática, capacitando as pessoas para o uso do computador e das aplicações e serviços mais usualmente explorados nos dias de hoje, como por exemplo aplicações de escritório (Processamento e Tratamento de Texto, Folha de Cálculo, Base de Dados), bem como outros mais avançados ou específicos para determinado público-alvo (realização de Workshops, etc.).
Entidades Envolvidas
É um projecto que envolve a participação das seguintes entidades, com as respectivas funções:
Entidade Organizadora e Promotora - promove a concretização do projecto e define os objectivos e as estratégias;
Entidade Gestora – tem as funções administrativas, de gestão logística e apoio técnico;
Entidade Coordenadora – define e articula os recursos tecnológicos/humanos. Gere o desempenho da rede concelhia dos Infocentros;
Entidade Facilitadora – disponibiliza na sua infra-estrutura o espaço onde irão funcionar os Infocentros;
Entidade Monitora – acompanha local e directamente as actividades dos seus utilizadores, explorando e divulgando as TIC;
Entidade Participante – utiliza os Infocentros para realizar e desenvolver actividades relacionadas com a utilização das TIC e formação cívica, colectiva e pessoal.
Conselho de Gestão – aprecia o seu funcionamento e o decorrer das suas actividades, sugerindo acções à primeira entidade.
Fases de Implementação
A entrada em funcionamento dos Infocentros teria de se concretizar no seguimento da execução do projecto em duas fases, devido a razões de ordem técnica. Assim, em Maio estarão em funcionamento uma parte dos Infocentros e a outra em Novembro.
Maio: Biscoitos, Quatro Ribeiras, Agualva, Lajes, Cabo da Praia, São Brás (Maio/Junho)
Novembro: Vila Nova, Fontinhas, Fonte do Bastardo, Porto Martins; Solução Itinerante – Santa Cruz, Casa da Ribeira, Santa Rita, Santa Luzia.
Iniciativas Previstas
Cursos e Acções de Formação
Serão realizadas as seguintes acções de formação certificadas:
· TIC Básico I e II);
· Introdução à Informática;
· (Utilizar e Gerir o Computador, Navegar na Internet, Enviar e Receber Correio Electrónico, Comunicar com o Mensageiro)
· Processamento e Tratamento de Texto;
· Folha de Cálculo;
· Criação e Desenvolvimento de Páginas WEB;
· Bases de Dados;
· Outros.
Ocupação de Tempos Livres
· Fins-de-semana com Ecologia e Multimédia;
· Férias com as TIC;
· Outros.
Sessões de Esclarecimento e Explicações Públicas
Serão realizadas sessões que visam informar os utilizadores sobre como utilizar as TIC para realizar tarefas práticas do dia a dia. Abaixo apresentam-se algumas das iniciativas que irão ser realizadas nos Infocentros no dia-a-dia, através da acção da monitorização local e por vezes com a participação de outras entidades:
· Vídeo Conferencia e Mensageiro;
· Clima e Meteorologia, Sismologia e outras ciências: Previsões, estudos investigação, etc.
· Actualidade: Jornais e revistas, TV, rádio
· Sites representativos da Administração Pública Central, Regional e Local e de outras entidades públicas e privadas;
· Sites de interesse cívico - A oferta e a procura de emprego, A Protecção Civil;
· Gastronomia, Artes, como fazer etc.;
· Sites de Empresas Públicas e Privadas fornecedoras de Serviços (Energia, Água, Voz , Dados…);
· Transportes Terrestres, Aéreos e Marítimos;
· Home Banking. (aceda ao seu banco em casa);
· Entrega de Declarações Electrónicas – Sessões demonstrativas da sua utilização;
· Exploração e Utilização dos motores de pesquisa;
· A Segurança e a boa utilização da Internet em computadores públicos;
· A boa utilização e a segurança em computadores pessoais;
· Acções dirigidas aos pais para a regulação da utilização da internet pelas crianças;
· Etc, Etc.
Gab. Pres.
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