Foi inaugurada na terça-feira, 22 de Abril de 2009, a obra de requalificação da Casa das Tias de Vitorino Nemésio, em empreendimento orçado em 600 mil euros.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, presidente da Câmara de Praia da Vitória, referiu que “cumpre-se o sonho de Nemésio ser a referência da Praia da Vitória e, ao mesmo tempo, abrem-se as portas para perpetuar a sua memória”. Segundo o autarca, a recuperação do imóvel insere-se no plano municipal para a cultura, que visa “promover o concelho, expandir as acções culturais e inovar na estratégia cultural”.
Nesse sentido, salientou que, nos últimos três anos, foram investidos três milhões de euros na área cultural no concelho. “Hoje, fazemos ressurgir a casa onde Nemésio passou a infância e juventude”, salientou, adiantando que “por antítese à obra de Nemésio, A Casa Fechada, publicada em Coimbra, em 1937, este executivo camarário já abriu duas das mais relevantes portas na Vida do escritor, a Porta da Casa onde nasceu, transformada em Casa Museu de Nemésio e, agora, a “Casa das Tias”, disse o autarca.
Adiantou tratar-se de um investimento municipal que ascendeu a 600 mil euros, executado pela empresa Construções Meneses & Macfadden, e fiscalizado pela Empresa Municipal Praia em Movimento.
Gab. Pres.
|