A Câmara Municipal da Praia da Vitória promove entre os dias 18 e 22 de Maio, a I Semana Social do Concelho da Praia da Vitória. Roberto Monteiro, presidente da autarquia praiense pretende com esta iniciativa chamar a atenção para “as variantes ligadas ao projecto social”.
“É necessário avaliar os resultados das políticas sociais implementadas até ao momento, porque num mundo em mutação constante é fundamental perceber se as circunstâncias que presidiram aos modelos em curso ainda são válidas ou se necessitam de reajustamentos, ou seja, procurar as melhores soluções”.
Por outro lado, adianta Roberto Monteiro “estamos inseridos num espaço de políticas transversais, através da União Europeia e, por isso, torna-se crucial comparar as soluções que encontramos para as nossas políticas sociais com o que de melhor se pratica na Europa”.
O autarca salienta que “nos últimos três anos foram tomadas medidas inovadoras ao nível da educação, da assistência a idosos e famílias carenciadas, bem como a programas de habitação social, que necessitam de uma avaliação”.
A I Semana Social do Concelho da Praia da Vitória é dirigida a toda a população, funcionários e utentes das diversas instituições sociais e serviços públicos, dirigentes das IPSS e políticos da ilha Terceira e da Região, e conta com a participação de pessoas com deficiência; vítimas de exclusão da sociedade e jovens em risco.
As temáticas a abordar vão desde a Habitação à Psicomotricidade, passando por questões que se prendem com os idosos, voluntariado, crianças, jovens, toxicodependências, micro-crédito e responsabilidade social das empresas.
As sessões de trabalho decorrem nos Paços do Concelho da Praia da Vitória. Em simultâneo decorrem workshops, jogos tradicionais, dançoterapia, animação de rua (Praça Francisco Ornelas da Câmara), bem como projecção de filmes; técnicas de relaxação, yoga destinado a crianças, pinturas faciais, rastreios diversos, ateliers, actividades desportivas e um espaço para contos.
É apresentada uma exposição de trabalhos dos Centros de Convívio e Associação de Pais e Amigos da Criança com Deficiência.
A organização I Semana Social do Concelho da Praia da Vitória está orçada em 10 mil euros.
Gab. Pres.
|