O Dia Mundial da Criança é comemorado a 1 de Junho em Portugal ainda que, oficialmente, seja reconhecido pela ONU a 20 de Novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959).
A ONU continua a reconhecer que em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis” sendo importante, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, garantir o seu crescimento em harmonia com as tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento equilibrado da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.
A autarquia da Praia da Vitória tem vindo, ao longo dos últimos anos, a investir na optimização dos meios de educação e saúde das crianças e jovens do concelho. O objectivo é garantir um crescimento feliz e continuado daqueles que amanhã vão ser os que dirigirão os destinos da terra que os viu nascer.
Nos últimos anos a autarquia praiense investiu mais de 10 milhões de euros na recuperação do parque escolar, que incluiu a recuperação e construção de novos estabelecimentos, bem como um grande investimento em actividades extracurriculares como na promoção do conhecimento a autarquia investiu 100 mil euros na promoção do ensino do Inglês em todas as escolas e abrangendo todas as crianças do 1º. Ciclo do ensino básico como ferramenta de comunicação imprescindível no mundo da informática e da mundialização. O ensino do Inglês passou a fazer parte dos curricula do ensino primário.
A actividade denominada Ciência Divertida, com um investimento de cerca de 400 mil euros, promove, através de um laboratório “Funscience”, sessões públicas do ensino da ciência e do quanto ela pode ser atractiva para o estudo, a investigação ou o simples conhecimento dentro de um conceito de que “o saber ocupa o espaço da ignorância”. Estando também em curso o projecto aprender a Matemática a brincar, orçado em 75 mil euros.
Na área da saúde foram investidos cerca de 12 mil euros. Em acções de saúde, nomeadamente diagnostico de oftalmologia, tendo-se oferecido recentemente ao Centro de Saúde da Praia da Vitória, dois novos equipamentos para diagnósticos de audição e nutrição.
Foram ainda criadas condições para que crianças e jovens possam ter acesso aos mais actuais meios de comunicação e informação, como a Internet e computador, tendo sido gastos mais de 350 mil euros. No âmbito das novas tecnologias, a Câmara Municipal em parceria com empresas locais, e num esforço financeiro de cerca de 60 mil euros, desenvolveu um programa de aquisição de computadores para as escolas do 1º ciclo. O esforço permite que no concelho exista um computador por cada cinco crianças. Na passada quarta-feira, inaugurou-se na 1ª fase 6 dos 12 infocentros da rede municipal. Tendo consciência de que ainda existe um longo caminho para percorrer – existirá sempre – a Câmara Municipal da Praia da Vitória tudo fará para que as suas crianças e jovens estejam sempre na linha da frente das suas preocupações e acções.
Queremos, nesta data, desejar às nossas crianças e jovens, um dia muito feliz e reforçar o compromisso de que as políticas direccionadas para as crianças e para os jovens são e continuaram a ser uma das nossas prioridades.
Ao mesmo tempo queremos, também, anunciar que com a finalização das obras Academia da Juventude vamos ter ao dispor dos nossos jovens naquele nova infraestrutura um grande Centro de Artes e de Formação Humana.
Gab. Pres.
Mapa com a marcação dos locais onde decorrerão as diversas actividades em foto abaixo.
|