Bom dia a todos e muito obrigado pela vossa honrosa presença.
Exmo. Sr. Representante da Republica para os Açores;
Exmo. Representante do Governo Regional dos Açores – Sr.ª Secretária Regional da Educação e Formação;
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal;
Exmos. Vereadores;
Exmo. Representante do Comando da Zona Aérea Açores;
Caro Orador Convidado – Prof. Doutor Avelino Meneses;
Estimados Homenageados e seus familiares;
Exmas. Autoridades Civis, Militares e Religiosas;
Representantes do Associativismo do Concelho;
Caros convidados.
Minhas senhoras e meus senhores.
Hoje comemoramos o 28º Aniversário da Elevação da Praia da Vitória à categoria de cidade.
A cidade e o concelho sentem-se especiais, sendo fundamental que aproveitemos o momento para recordar e avaliar o passado e perspectivar o futuro.
Os praienses têm muito orgulho no seu passado.
Não constitui novidade, a riqueza patrimonial do Concelho e cuja memória colectiva, apesar das inúmeras vicissitudes da era moderna, continua a guardar preciosos valores cívicos e morais que dão corpo a uma identidade muito especifica.
Valores, aliás que se medem não só pelo prestígio histórico ou mesmo literário mas também pela originalidade da sua traça arquitectónica e pela autenticidade dos seus costumes e tradições populares, que o mesmo é dizer, por uma forte dinâmica cultural.
A riqueza cultural do nosso concelho é um atributo que muito valorizamos marcando, de forma indelével, as várias gerações de praienses.
Hoje, 20 de Junho 2009, o Município homenageia, com medalha de Mérito Municipal – valor cultural, 6 das 7 Instituições e Personalidades cujo contributo reconhecemos e pretendemos imortalizar.
As gerações passadas de praienses tiveram sonhos que não conseguiram realizar. Tem sido uma das nossas principais missões concretizar os sonhos dos nossos avós. Fazê-mo-lo porque eram sonhos de grande visão estratégica para o progresso e prosperidade do concelho e da cidade.
Sinto uma grande felicidade por liderar a equipa municipal que conseguiu concretizar abras estruturais como a Avenida Municipal, o Parque Ambiental do Paúl, a requalificação da “Casa das Tias” e da Casa onde nasceu Nemésio, a construção do Edifício Beira – Mar, dos Miradouros da Serra do Cume, a reabilitação do Salão Teatro Praiense, a requalificação do Centro Urbano, a construção dos Impérios das Crianças e da Rua Serpa Pinto, bem como Monumento aos Homens do Mar (prova da nossa homenagem e reconhecimento a muitas famílias de notáveis praienses).
Todos estes sonhos passados hoje são uma realidade.
Ao perspectivarmos o futuro deparamo-nos com desafios para os quais necessitamos da coragem, da determinação, e do espírito lutador que sempre marcou as varias gerações de praienses que a todos acolhe e que nenhum praiense seja esquecido ou ignorado.
Caras e caros convidados
Tal como os nossos antepassados também temos sonhos ambiciosos, mas tal como eles também temos fé e a determinação para os conseguir concretizar.
O futuro próximo coloca-nos perante 5 desafios fundamentais e determinantes para o progresso do concelho. Os desafios a que me refiro são:
• O desafio da Empregabilidade;
• O desafio da Competitividade;
• O desafio da Qualidade;
• O desafio da Inovação;
• O desafio da Solidariedade Sustentada.
Como podeis constatar tratam-se de batalhas complexas e decisivas.
As batalhas ganharam-se com estratégia, com união, com coragem e com muita determinação.
Mas em todas as batalhas existem aqueles que mais se destacam.
Aos notáveis praienses não exigimos que tenham nascido ou residem no concelho. Valorizamos, estimamos e reconhecemos aqueles que, independentemente do local de nascimento ou residência, foram ao são capazes de projectar a Praia da Vitória com valores de ordem cultural, artística ou humana, enriquecendo e elevando o nome desta cidade e deste concelho.
Hoje, destacamos e mostramos a nossa gratidão às personalidades:
• Professor Doutor António Machado Pires (com medalha de Mérito Municipal – prata vermeille);
• Aos senhores Manuel Avelino Lourenço, Olivério Ribeiro de Sousa, Evaristo da Silva, António Rodrigues, e João Correia (com a medalha de Mérito Municipal – valor cultural prata);
• Sociedade Recreativa Biscoitense (que comemora as Bodas de Ouro) também coma medalha de Mérito Municipal – valor cultural prata).
A todos vós, em meu nome e em nome do Município, endereço um abraço de sincero agradecimento e da grande estima.
Vos sois grandes praienses, e com o vosso contributo a Praia da Vitória ficou mais rica e mais solidária.
Saúdo também os vossos familiares e amigos (presentes) dizendo-lhes que a homenagem è extensível a todos quantos deram o suporte necessário ao vosso desempenho exemplar pelo nosso concelho.
Caras e caros convidados,
O orgulho e estima que temos pelos nossos antepassados são a nossa fonte inspiradora para vencermos os desafios do presente e do futuro.
Com politicas de parcerias, de diálogo e de proximidade às pessoas e aos problemas, a Praia da Vitória continuará a vencer batalhas e seguirá o rumo certo que a fará abraçar o futuro.
O nosso trunfo é a união.
A nossa bandeira é o amor à nossa terra.
Viva o Concelho da Praia da Vitória.
O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória
Roberto Monteiro
|