Foi apresentado hoje (17 de Agosto de 2009) na Câmara Municipal da Praia da Vitória o I Encontro Nacional de Dezedores de Poesia, a decorrer nos dias 5 e 6 de Setembro no Auditório do Ramo Grande.
Trata-se de uma realização conjunta entre do Município da Praia da Vitória e da Companhia Independente D’Artes (CIA). A primeira edição, conta com a presença de figuras do teatro e da poesia como Maria Barroso, São José Lapa, Maria do Céu Guerra, Luís Lucas, José Fanha, Pedro Lamares e José Rui Martins.
O evento terá ainda o alto patrocínio da Presidência do Governo Regional e do Representante da República para os Açores.
Na circunstância, o presidente da autarquia, Roberto Monteiro fez questão de dizer que “se trata de um evento que faz parte dos projectos culturais da edilidade, que tem vindo a recuperar edifícios e a criar valências ligadas a Vitorino Nemésio”.
Gonçalo Oliveira, em nome da CIA, acentuou o projecto como sendo uma forma de poder “dar presença e voz aos actores amadores que também dedicam parte do seu tempo a divulgar a poesia portuguesa”.
Serão debatidos dois temas centrais: “Interpretar Poema Será Trair o Poeta?” e “Interpretar o Poema Será estimular o ouvinte/leitor à Preguiça?”, portanto duas interpelações que permitirão aos presentes debateram a poesia portuguesa nas suas mais variadas perspectivas.
Do programa do evento faz parte também uma exposição originária do Museu Nacional do Teatro, intitulada “O Rapaz Chamado Mário Viegas”, com fotos da vida e obra do actor, que estará patente ao público na galeria do Auditório do Ramos Grande até 13 de Setembro.
Gab. Pres.
|