RELEASE
Um espetáculo do diretor Antônio Cunha sobre o texto do dramaturgo alemão Martin Walser. A peça, que teve uma estréia concorrida em São José – Santa Catarina Brasil, também foi apresentada em 2008 no teatro da UBRO em Florianópolis – Santa Catarina BrasiL. Retomando as apresentações em 2009 em Florianópolis, foi convidada para comemoração dos 30 anos Departamento Artístico e Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC .
A EQUIPE: A peça tem no elenco os experientes atores Luigi Cutolo, Antonella Batista, Adriano de Brito e José Carlos Ramos, cenografia e adereços de Melina Marcondes, iluminação de Irani Apolinário, figurino de José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha, maquiagem de Miriam Wollinger da Cunha, produção executiva de Mariane Feil e produção da Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação.
A PEÇA: UMA VISITA, do alemão Martin Walser, é um texto instigante e arrojado que desnuda com rara maestria a complexidade das relações humanas (e, de certa forma, os sentimentos de um mundo alquebrado física e moralmente) por meio de quatro incríveis personagens. Hubert é um empresário da cidade de Hamburgo que está em viagem para Munique a negócios. No meio do caminho, resolve desviar-se do destino para visitar uma ex-amante, Frieda, que agora está casada com Erich, um modesto maquinista de trem. Chegando a Ulm, Hubert aconselha seu fiel motorista Berthold a se divertir e procurar um quarto para passar a noite, e retomar a viagem no dia seguinte. Como pretexto, diz ao motorista que vai visitar alguns amigos. Este encontro promete uma noite insólita, cheia de surpresas, envolvendo amor, ódio, mentiras, crueldade, insanidade e lirismo.
O DIRETOR: ANTÔNIO CUNHA é dramaturgo, dentre outros, do texto “Dona Maria, a Louca”, roteirista, ator e diretor. Com atuação constante no meio, assina há quatro anos a concepção e direção cênica das óperas produzidas pela Pró-Música de Florianópolis Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto, La Traviata e Elixir do Amor .
O AUTOR: MARTIN WALSER nasceu em 24 março 1927, em Wasserburg am Bodensee, no Lago Constança. Escritor polêmico, seu trabalho mais importante é "Runaway Horse", de 1978, que não só foi muito popular entre os leitores, mas que ganhou o reconhecimento dos críticos literários. Um de seus romances, "Tod eines Kritikers" (Morte de um Crítico), de 2002, foi inspirado na figura do crítico literário Marcel Reich-Ranicki, do diário Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ). Antes do seu lançamento, o livro já provocou uma enorme polêmica nos círculos intelectuais alemães, criando um abismo aparentemente intransponível entre o autor e aquele jornal: o autor foi acusado de assumir posições anti-semitas, acusação refutada pelo escritor Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. No início de 2008, Walser volta a causar surpresa à opinião pública alemã: "Ein liebender Mann" (Um Homem Amante), seu novo romance, seria publicado em episódios no FAZ, antes do lançamento do livro pela editora Rowohlt. A notícia, divulgada pelo próprio autor, surpreendeu diante da gravidade do conflito que o escritor tivera com o jornal seis anos atrás. A peça "Der Abstecher" (O Desvio), foi escrita em 1961 e publicada no Brasil com o título "Uma Visita, recebendo agora a segunda montagem brasileira que se tem notícia.
EQUIPE
Autor: Martin Walser
Diretor: Antônio Cunha
Produção Executiva: Mariane Feil
Elenco: Luigi Cutolo, Antonella Batista, José Carlos Ramos, Adriano de Brito
Cenário e Adereços: Melina Marcondes
Figurino: José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha
Iluminação: Irani Apolinário, Antônio Cunha e Melina Marcondes
Maquiagem: Miriam Wollinger
Fotógrafo: Marcelo Pinheiro e Eduardo Trauer
Produção: Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação
Apoio Cultural: Prefeitura de São José, Governo do Estado de Santa Catarina e Câmara Municipal Praia da Vitória
Duração: 75 minutos
Classificação: Adulto
Contatos com a produção: Mariane Feil (48) 9122-7604 (11) 86776374
PARCERIA E HISTÓRICO DOS GRUPOS: O espetáculo é uma realização da Esfera Produções Artísticas que produz trabalhos em SC desde 2006 e Grupo Armação que este ano completa seus 37 anos.
A Esfera produções é uma empresa de produção que me apenas dois anos , já contabilizou dez trabalhos em teatro e audiovisual.
O Seu objetivo principal através de parceiras como a realizada com Grupo Armação, é a viabilização técnica e profissional de projetos que contribuam para o desenvolvimento social cultural dos cidadãos, além da fomentação para a formação de público para as Artes Cênicas.Administrada pela profissional Mariane Feil que também faz a produção executiva da peça.
O Grupo Armação nasceu em 1972 da idéia de formação de uma companhia profissional de teatro em Santa Catarina. Durante os anos realizaram 56 montagens, e diversas leituras dramáticas. Sendo que as mais recentes são: PROJETO ATO CONTÍNUO NA CASA DO TEATRO: Montagem das peças JARDIM DAS DELÍCIAS – texto e direção de Sulanger Bavaresco e SONHO DE UMA NOITE DE VELÓRIO – texto de Odir Ramos da Costa – direção de Antônio Cunha – Temporadas 2006 e 2008 e UMA VISITA, texto de Martin Walser com direção de Antônio Cunha.
A idéia do espetáculo surgiu de um desejo de montar uma peça de teatro em que pudessem atuar juntos, sedimentando uma relação profissional e de amizade iniciada em trabalhos anteriores no teatro e no cinema, este foi o embrião deste projeto.Luigi Cutolo, Antonella Batista e Gringo Starr (que precisou deixar a equipe logo no início devido a outros compromissos profissionais).
Para dar corpo à idéia , foi convidado o diretor Antônio Cunha , que trouxe consigo o texto de Martin Walser. Á equipe vieram somar os atores Adriano de Brito e José Carlos Ramos (ator do Grupo Armação). A produção foi entregue a Mariane Feil e a sua Esfera Produções em parceria com Grupo Armação .
Juntarem-se, por fim, ao time, a cenógrafa Melina Marcondes, o iluminador Irani Apolinário, o figurinista José Beirão, dentre outros.
|