O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, inaugurou hoje (dia 25 de Setembro de 2009), as obras de recuperação do Parque Ambiental do Paul da Praia da Vitória, orçadas em 2,5 milhões de euros, que teve o apoio do Governo Regional dos Açores e do Instituto Português de Turismo.
Na circunstância, Roberto Monteiro acentuou que esta obra “é a prova que o antigo e estragado pode ser reconvertido em algo produtivo”.
Adiantou ainda que este investimento é a prova de que também se pode ter “um espaço de natureza pura dentro de uma zona urbana”, como é a Praia da Vitória.
Referiu que o projecto foi concebido “com a consciência de que queríamos recuperar o ecossistema, para que a população usufruísse de um espaço de natureza, dentro da cidade, e lhe proporcionasse alguns eco-serviços”.
Roberto Monteiro explicou que o Parque Ambiental do novo paul está dividido em três zonas: uma onde se pretende que ocorram poucas actividades para que o ecossistema não seja afectado; outra, intermédia, onde a presença humana é possível em maior quantidade; e uma zona de lazer tipicamente urbana, que engloba o parque infantil, o parque radical e a zona de espectáculos.
“É um local que permite a co-habitação harmoniosa de uma urbe modernizada e dinâmica de extensas praias com uma reserva ambiental exemplarmente requalificada”, afirmou Roberto Monteiro.
A abertura do parque ambiental do paul vem completar o projecto de requalificação da baía da Praia da Vitória.
Gab. Pres.
|