O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, anunciou, hoje de manhã, que a Rede Municipal de Infocentros abrangerá todo o concelho até 2011.
O autarca, que falava em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, adiantou que, este ano, serão instalados infocentros nas freguesias da Vila Nova e Fonte do Bastardo (1º semestre) e na freguesia das Fontinhas (2º semestre). No início de 2011, a rede será alargada à freguesia do Porto Martins.
“Até ao final deste ano, serão investidos 28 mil euros na instalação de equipamentos. O funcionamento e exploração da Rede de Infocentros em 2010 está orçado em 37 mil euros. O que totaliza um orçamento global de 65 mil euros”, explicou o presidente da Autarquia.
Roberto Monteiro anunciou ainda que, no primeiro semestre deste ano, decorrerão acções de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para Empresários Agrícolas, assim como para Idosos.
A Rede de Infocentros vai promover também o programa “Férias com as TIC-2010”, que tem como alvo a população juvenil do concelho.
No primeiro semestre deste ano, está prevista a realização de um workshop sobre o preenchimento e entrega das declarações de IRS na Internet. Segundo Roberto Monteiro, esta formação decorrerá em interacção com o Ministério das Finanças.
O Plano de Actividades da Rede Municipal de Infocentros para o 1º semestre deste ano prevê ainda acções de formação em “Introdução à Informática e à Internet”, “Processamento de Texto”, “Folha de Cálculo”, “Bases de Dados” e “Manipulação de Imagem”.
“Balanço positivo”
Na apresentação do balanço da actividade dos Infocentros Municipais entre Maio e Dezembro de 2009, o presidente da Autarquia destacou a realização de 30 acções de formação, que corresponderam a 334 horas de formação frequentadas por 230 formandos. Estas acções foram organizadas pela Praia em Movimento (empresa municipal).
Realizaram-se ainda 4730 sessões livres de utilização dos Infocentros, que totalizaram mais de 7050 horas de interacção com as TIC.
Durante 2009, nos Infocentros Municipais foram ministradas formações para adultos e para crianças. Para os primeiros, foram organizadas sessões sobre a utilização da Internet, o uso do correio electrónico e da conversação online, o processamento e tratamento de texto, a elaboração de folhas de cálculo, de aplicações de diapositivos e de bases de dados, assim como a manipulação e tratamento de imagens. Os infocentros disponibilizaram ainda sessões de formação em manipulação de imagem, vídeo e audio, destinadas à população infanto-juvenil do concelho.
Nas actividades da Rede de Infocentros em 2009, Roberto Monteiro destacou também a realização do Curso de Empreendedorismo (desenvolvido em parceria com o Centro de Empreendedorismo do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores) e a parceria em “TIC Básico I” e TIC Básico II, desenvolvida com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI).
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, os Infocentros Municipais representaram, em 2009, um investimento global de 106 mil euros (quase 81 mil euros em investimentos e 25 mil euros para funcionamento e exploração).
Entre Maio e Dezembro do ano passado, os Infocentros Municipais funcionaram nas freguesias dos Biscoitos, Quatro Ribeiras, Agualva, São Brás, Vila das Lajes e Cabo da Praia. Na freguesia de Santa Cruz funcionaram infocentros itinerantes.
Gab. Pres.
|