A grande importância reconhecida aos serviços ecológicos prestados pelas zonas húmidas em todo o mundo é reconhecida desde longa data e reiterada pela Convenção de Ramsar em 1971.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas, na sequência do evento de 2009, será comemorado por iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória, com um seminário que decorrerá no próximo dia 1 de Fevereiro subordinado ao tema: Recuperar Zonas Húmidas, Uma Resposta às Alterações Climáticas”. O programa do seminário percorrerá dentro da temática sub-temas mais abrangentes até focar temas locais ligados à recuperação dos três pauis da Praia da Vitória: o Paul da Praia da Vitória, que agora se encontra em fase de monitorização (cujos resultados preliminares do processo de monitorização serão apresentados), o Paul do Belo Jardim actualmente em avançado estado de degradação e o Paul da Pedreira, com o seu potencial latente à espera de um processo de ordenamento.
Serão oradores o Sr. Director Regional do Ambiente, Dr. Frederico Cardigos, que abordará a temática da Rede Regional de Zonas Húmidas, o Professor Doutor João Porteiro, representante da Convenção de Ramsar para Portugal, que transmitirá a mensagem da Convenção de Ramsar sobre o tema anual “Zonas Húmidas e Mudanças Climáticas”, o Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo que versará sobre o tema “Clima e Zonas Húmidas”, o Dr. Francisco Maduro-Dias cujo titulo da Intervenção será “Longe da Vista, Longe do Coração” e o Professor Doutor Frias Martins que abordará a importância das zonas húmidas com especial relevância para o Paul da Pedreira.
Gab. Pres.
|