O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou hoje (11 de Março), um projecto inovador a desenvolver em parceria com a empresa NextEnergy, no sentido de promover a utilização racional da energia (URE), nas empresas do concelho.
Assim, e com a implementação deste projecto, o Município pretende gerar um conjunto de impactos relevantes, nas empresas do Concelho, no Reforço da competitividade; Redução da factura energética global; Redução da dependência energética; Redução das emissões de poluentes, incluindo os gases de efeito de estufa.
O presidente da edilidade, Roberto Monteiro, acentuou que “existe uma estratégia clara, orientada para a melhoria da performance financeira e ambiental do tecido empresarial do Concelho”.
A implementação deste projecto passa pela acção ao nível de 4 fases: 1 – Levantamento Energético; 2 – Auditoria Energética; 3 – Relatório de Auditoria Energética; 4 – Plano de Racionalização Energética.
De acordo com Roberto Monteiro, “o projecto está associado a medidas que preconizam a viabilidade técnico-económica das soluções, e definirá acções concretas de utilização racional de energia, calendarizadas e com metas quantificadas de redução de consumos”.
Adiantou ainda que “para além do impacto directo, na eficiência energéticas das empresas, o projecto proporcionará às empresas aderentes, o reconhecimento com designação “Negócio Verde”, sendo que esta certificação permitirá o reconhecimento público pela adopção de boas práticas energéticas.
QUATRO TIPOLOGIAS
Para tal, foram definidas 4 tipologias de intervenção para as empresas de comércio e serviços do Concelho: Tipologia I – Pequenas unidades de serviços nos ramos da restauração e bebidas; Tipologia II – Médias unidades de serviços de restauração e bebidas; Tipologia III – Oficinas e pequenas unidades industriais; Tipologia IV – Unidades de comércio e serviços.
Gab. Pres.