O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, visitou hoje as instalações da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória (CPCJPV), para se inteirar do trabalho realizado por esta entidade, que conta com a cooperação do Município.
Nessa reunião, o autarca foi informado que, entre 2007 e Março deste ano, a CPCJPV instaurou 266 processos: 91 em 2007; 97 em 2008; 54 em 2009; e 24 até Março de 2010.
Neste momento, segundo os responsáveis da instituição, estão em curso os projectos “Crescer Criança” e “Clic de Mudança”, que visam alertar para o papel das comissões de protecção de menores e para os vários tipos de maus tratos que podem ser cometidos sobre crianças e jovens e orientar para o futuro os jovens do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, respectivamente.
O primeiro projecto decorre nas escolas Francisco Ornelas da Câmara e Básica Integrada dos Biscoitos. O segundo está a ser organizado pelo Serviço de Acção Social Integrado e Territorial da Praia da Vitória, decorrendo na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro conheceu também as acções já realizadas no âmbito do plano de actividades do CPCJPV este ano: palestra “Maus Tratos a Crianças e Jovens”, que decorreu em Março na Escola Secundária Vitorino Nemésio, e que contou com a parceria do Centro de Saúde da Praia da Vitória; palestra “O que é a Psicologia e os seus contextos profissionais”, que decorreu em Março na escola Profissional da Praia da Vitória; e a palestra “A importância do pai na vida das crianças e os seus direitos”, realizada também em Março, tendo decorrido na Escola Primária da Agualva.
Durante o ano de 2009, a CPCJPV realizou várias palestras e visitas a escolas do concelho, assim como várias iniciativas vocacionadas para os mais novos.
No final da visita, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou o êxito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por esta instituição e realçou a importância da presença desta comissão no concelho, enquadrando-a na contínua necessidade de sensibilizar e alertar as famílias e a comunidade para os direitos das crianças e dos jovens.
Roberto Monteiro reafirmou ainda o apoio da autarquia às iniciativas da CPCJPV, sublinhando que o Município é e continuará a ser um parceiro de relevo para esta instituição.
Gab. Pres.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt