A Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou recentemente, a professores e jornalistas, uma nova forma de visitar a Casa Vitorino Nemésio, situada a poucos metros dos Paços do Concelho.
O vereador da Cultura, Paulo Codorniz, organizou uma visita guiada, com a duração aproximada de 30 minutos, que inclui a visita ao edifício propriamente dito - a casa onde o escritor e poeta praiense nasceu e viveu a infância - com apresentação das diversas salas, mas com uma surpresa que aguardava os visitantes no quintal da Casa de Nemésio já que os visitantes foram recebidos, sob a forma de teatralização, pela Mãe de Nemésio que apresenta o filho, com quem dialoga.
Nesses cerca de 20 minutos, é apresentada a traços largos, sucintos, mas de forma global, a história da vida de Vitorino Nemésio, na primeira pessoa.
Com esta inovação, e de acordo com Paulo Codorniz, pretende-se por um lado atrair maior número de pessoas à Casa de Vitorino Nemésio, e ao mesmo tempo divulgar a vida e obra do escritor praiense, reconhecido universalmente, e com pormenores que são desconhecidos da maioria do público, já que são revelados alguns detalhes mais intimistas.
Em declarações aos jornalistas, Paulo Codorniz lançou o repto aos agentes turísticos, professores e outros responsáveis pelas escolas, bem como ao público em geral, para que visitem aquelas instalações.
Desde a sua abertura, há cerca de três anos, a Casa de Vitorino Nemésio já foi visitada por mais de sete mil pessoas, na generalidade turistas nacionais e faz parte do roteiro da maioria dos guias de turismo da ilha Terceira.
Gab. Pres.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt