O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória assinou, ontem, dia 06, o protocolo que regula o projecto “Cidadania e Sustentabilidades para o século XXI: Caminhos para uma Comunidade Sustentável nos Açores”, coordenado pelo Conselho Nacional de Educação e co-financiado pela Fundação Luso-Americana.
Na intervenção após a assinatura do documento, que decorreu junto ao pico Gaspar, um cone vulcânico nas imediações da Gruta do Natal, Roberto Monteiro justificou a colaboração da Autarquia neste projecto com a convicção de que a educação ambiental é “essencial para o futuro da ilha e do arquipélago”.
“Formação, Ambiente e Educação são pilares de qualquer sociedade e a Praia da Vitória abraça esses valores com toda a convicção. Daí termos sido parceiros desta iniciativa desde a primeira hora. Este executivo tem vindo a implementar diversas medidas com vista à sensibilização popular para a salvaguarda do nosso património natural. E queremos continuar esse trabalho”, sublinhou o autarca praiense.
Roberto Monteiro enalteceu ainda o contributo das escolas açorianas para este projecto.
“É meu desejo que as escolas tenham determinação para levar esta iniciativa a bom porto. Como em tudo na vida, haverá obstáculos e momentos menos bons. Mas se todos continuarem com o empenho que vejo neste momento, tenho a certeza que, daqui a algum tempo, estaremos novamente juntos a celebrar o sucesso deste projecto”, afirmou.
O projecto “Cidadania e Sustentabilidades para o século XXI: Caminhos para uma Comunidade Sustentável nos Açores” visa potenciar e desenvolver novos olhares sobre a biodiversidade e a geodiversidade dos Açores e formar professores para a educação para o desenvolvimento sustentável (o equilíbrio entre as dinâmicas sociais, culturais, naturais, económicas e patrimoniais).
O projecto decorrerá até 2011, envolvendo 22 entidades parceiras das ilhas Terceira e Pico.
Esta quinta-feira, na Academia da Juventude e das Artes da ilha Terceira, na Praia da Vitória, a partir das 18h00, decorrerá uma mesa redonda subordinada a esta temática, que se integra neste projecto.
São oradores Ana Maria Bettencourt, presidente do Conselho Nacional de Educação, Paulo Rocha, vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Patrícia Joyce Fontes, investigadores luso-descendente, Ana Vitória Rodrigues, presidente do conselho directivo da Escola Francisco Ornelas da Câmara, e o professor Álvaro Areias, coordenador do Clube de Ambiente da Escola Básica 1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt