A iluminação do Passeio Marítimo dos Biscoitos é garantida por painéis solares.
O projecto, em pleno funcionamento, integra-se na política de poupança energética em desenvolvimento pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O presidente da Autarquia explica que cabe às instituições públicas contribuir para a eficiência energética das infra-estruturas que constroem e, nesse sentido, o recurso a energias renováveis é uma estratégia essencial.
Roberto Monteiro já tinha realçado esta orientação na inauguração do Passeio Marítimo dos Biscoitos. E anunciou a vontade de continuar a promover acções que contribuam para a eficiência energética da Autarquia, servindo estas de exemplo para outras instituições e para os privados.
O Passeio Marítimo dos Biscoitos foi inaugurado no final de Junho deste ano, no âmbito da estratégia autárquica de dotar o concelho de um conjunto de infra-estruturas vocacionadas para o lazer, o exercício físico e a dinamização turística.
“A construção de infra-estruturas geradoras de qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos tem ocorrido em todas as freguesias do concelho. Um passeio marítimo, além da valorização relevante da orla costeira, contribui de forma determinante para a qualidade de vida dos seus utilizadores”, sublinhou o autarca praiense na inauguração da infra-estrutura.
Nessa estratégia, foram construídos a Marginal da Praia da Vitória, o Passeio Marítimo dos Biscoitos e o Passeio Marítimo do Porto Martins. Está em curso a construção do Passeio Marítimo da Caldeira das Lajes, a inaugurar brevemente.
No caso do Passeio Marítimo dos Biscoitos – ligado a uma das mais conhecidas zonas balneares da ilha – têm sido muitos os terceirenses a percorrerem os 1200 metros que compõem a infra-estrutura.
A infra-estrutura estende-se entre a zona balnear dos Biscoitos e a zona balnear da Fonte das Pombas, passando pelas “trincheiras”, um atractivo turístico da zona, onde é possível observar o antigo posto defensivo militar construído na II Guerra Mundial.
O Passeio Marítimo dos Biscoitos disponibiliza uma faixa para passeios a pé e uma para circulação automóvel. Em várias zonas foram construídas zonas de estacionamento, destinadas sobretudo aos turistas, para permitir a contemplação da paisagem da orla costeira.
O investimento incluiu a construção de seis quiosques junto à zona balnear para venda de produtos tradicionais.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt