Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
A partir de Outubro, “Matematiquices” regressa às escolas da Praia da Vitória
30 agosto 2010

O programa de ensino experimental da Matemática “Matematiquices”, destinado aos alunos do 1º Ciclo do concelho, e promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, regressa em Outubro próximo, confirma, o presidente da edilidade.

Roberto Monteiro justifica a continuação do projecto (que, nos últimos dois anos, teve como denominação “Matemática a Brincar”) com a convicção de que este tipo de actividades reforça a aprendizagem da disciplina, uma das mais problemáticas no ensino português.

“Nos dois anos em que o projecto esteve activo, o balanço é muito positivo; quer o que fazem os docentes envolvidos quer o dos próprios alunos. Todas as avaliações realizadas realçam o sucesso da iniciativa e o seu enorme contributo para a melhoria da aprendizagem dos alunos. São tudo razões que nos levam a manter a aposta nesta iniciativa e a suportar o investimento que ela significa”, argumenta o autarca praiense.

O programa, desenvolvido pela Cubos & Teoremas, abrange mais de mil alunos do 1º Ciclo na Praia da Vitória. A cada turma serão ministradas três sessões mensais, cada uma com a duração de 45 a 60 minutos, onde, através de uma abordagem informal, os alunos participam em actividades lúdicas e pedagógicas, desenvolvendo o gosto pela Matemática.

Segundo a Cubos & Teoremas, a selecção dos temas e conteúdos a abordar em cada sessão é feita com base nas orientações fornecidas pelos professores de cada turma.

“O “Matematiquices” desenvolve-se em duas grandes vertentes: por um lado, consolida competências adquiridas em contexto de sala de aula, através da utilização de diversos materiais apelativos, motivadores e pedagógicos; por outro, apresenta aos alunos o mundo da Matemática recreativa, promovendo um contacto directo com conteúdos matemáticos de uma forma lúdica e aprazível”, explica a Cubos & Teoremas.

Estimular a curiosidade e o gosto pela Matemática; consolidar conteúdos; desenvolver o cálculo mental; desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo; criar intuição matemática; desmontar preconceitos; e relacionar a Matemática com o quotidiano da criança, são os principais objectivos das actividades.

Este projecto foi implementado no concelho da Praia da Vitória no ano lectivo 2008/2009, sob a denominação “Matemática a Brincar”.

Este ano lectivo, a Cubos & Teoremas, que gere a iniciativa em várias escolas públicas e privadas em Lisboa, Cascais e na Praia da Vitória, alterou o nome do projecto para “Matematiquices”.

O projecto, actualmente gerido exclusivamente pela Cubos & Teoremas, teve a sua génese em 2004, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Gab. Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais