O programa de ensino experimental da Matemática “Matematiquices”, destinado aos alunos do 1º Ciclo do concelho, e promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, regressa em Outubro próximo, confirma, o presidente da edilidade.
Roberto Monteiro justifica a continuação do projecto (que, nos últimos dois anos, teve como denominação “Matemática a Brincar”) com a convicção de que este tipo de actividades reforça a aprendizagem da disciplina, uma das mais problemáticas no ensino português.
“Nos dois anos em que o projecto esteve activo, o balanço é muito positivo; quer o que fazem os docentes envolvidos quer o dos próprios alunos. Todas as avaliações realizadas realçam o sucesso da iniciativa e o seu enorme contributo para a melhoria da aprendizagem dos alunos. São tudo razões que nos levam a manter a aposta nesta iniciativa e a suportar o investimento que ela significa”, argumenta o autarca praiense.
O programa, desenvolvido pela Cubos & Teoremas, abrange mais de mil alunos do 1º Ciclo na Praia da Vitória. A cada turma serão ministradas três sessões mensais, cada uma com a duração de 45 a 60 minutos, onde, através de uma abordagem informal, os alunos participam em actividades lúdicas e pedagógicas, desenvolvendo o gosto pela Matemática.
Segundo a Cubos & Teoremas, a selecção dos temas e conteúdos a abordar em cada sessão é feita com base nas orientações fornecidas pelos professores de cada turma.
“O “Matematiquices” desenvolve-se em duas grandes vertentes: por um lado, consolida competências adquiridas em contexto de sala de aula, através da utilização de diversos materiais apelativos, motivadores e pedagógicos; por outro, apresenta aos alunos o mundo da Matemática recreativa, promovendo um contacto directo com conteúdos matemáticos de uma forma lúdica e aprazível”, explica a Cubos & Teoremas.
Estimular a curiosidade e o gosto pela Matemática; consolidar conteúdos; desenvolver o cálculo mental; desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo; criar intuição matemática; desmontar preconceitos; e relacionar a Matemática com o quotidiano da criança, são os principais objectivos das actividades.
Este projecto foi implementado no concelho da Praia da Vitória no ano lectivo 2008/2009, sob a denominação “Matemática a Brincar”.
Este ano lectivo, a Cubos & Teoremas, que gere a iniciativa em várias escolas públicas e privadas em Lisboa, Cascais e na Praia da Vitória, alterou o nome do projecto para “Matematiquices”.
O projecto, actualmente gerido exclusivamente pela Cubos & Teoremas, teve a sua génese em 2004, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt