A Câmara Municipal da Praia da Vitória revela um dos melhores desempenhos na aprovação de investimentos autárquicos no âmbito do Proconvergência (Programa Operacional dos Açores para a Convergência).
O Proconvergência enquadra-se no período de programação 2007-2013 da política regional da União Europeia, sendo comparticipado pelo fundo estrutural FEDER.
A autarquia praiense, segundo as mais recentes estatísticas, já garantiu a aprovação de investimentos que ascendem a 13 milhões de euros (81 por cento do plafond que lhe está reservado no Proconvergência).
“Estes dados demonstram a extraordinária capacidade de investimento desta autarquia e a forma como tem sabido aproveitar os apoios à sua disposição. O que ganha mais força numa altura de crise nacional e internacional”, comenta o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.
Com este desempenho, a Câmara Municipal da Praia da Vitória contradiz a tendência global de fraco aproveitamento dos fundos reservados para as autarquias açorianas no Proconvergência.
Segundo as mais recentes estatísticas, dos 224,7 milhões de euros destinados às câmaras municipais açorianas no âmbito do Proconvergência, apenas foram aprovados projectos de investimento no valor de 59 milhões de euros (26 por cento do montante global para as autarquias).
No caso da Praia, no pacote de projectos aprovados encontram-se a construção das escolas das Fontinhas (inaugurada segunda-feira, 13) e da Fonte do Bastardo, a construção de pavilhões desportivos nas escolas da Aldeia Nova, nas Lajes, da Vila Nova, Agualva, Santa Rita e Arrochela, nos Biscoitos; investimentos na rede escolar do concelho; as intervenções na Estrada 25 de Abril e Estrada Militar; assim como intervenções em outras zonas da rede viária municipal.
Os fundos do Proconvergência comparticipam também diversos investimentos no sistema de abastecimento de água no concelho.
E asseguram uma parte importante no financiamento das empreitadas de recuperação das infra-estruturas das freguesias afectadas pelas enxurradas de Dezembro de 2009, nomeadamente na Agualva.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória garantiu ainda a comparticipação da União Europeia nos investimentos no centro urbano da cidade e na Rede Municipal de Pavilhões Desportivos, entre outros.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt