A Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito do Outono Vivo 2010, homenageia antigos médicos que trabalharam no concelho através de uma exposição nas montras do comércio tradicional da cidade.
Os médicos João Botelho, Ramiro Machado, António Sousa Júnior, Eugénio Neves, Oldemiro Figueiredo, Domingos Braga da Cruz, Viriato Garret, Francisco Ávila Gonçalves, António Sousa Rodrigues, ou Alexandre Ramos são recordados em painéis com as suas biografias e fotografias.
“Estes profissionais, durante anos, ajudaram os praienses, calcorreando a cidade e as freguesias a tratar doenças, a auxiliar quem mais precisava, muitas vezes a troco de nada. São homens que ficaram na memória da nossa gente e que homenageamos na edição deste ano do Outono Vivo”, justifica Paulo Codorniz, vereador com o pelouro da Cultura na Autarquia praiense.
A exposição “Médicos da Praia da Vitória”, patente nas montras de vários estabelecimentos comerciais da cidade, é inaugurada na manhã deste sábado.
A V edição do Outono Vivo, cuja edição é subordinada ao tema “A Medicina e as Artes”, começa na noite desta sexta-feira, com a abertura da Feira do Livro, a palestra “Os Médicos e as Artes, proferida pelo Representante da República para os Açores, Juiz Conselheiro José António Mesquita, com o lançamento do livro “Álbum Terceirense, Vol.II”, de Carlos Enes, e com a inauguração das exposições de Amaral Marques (fotografia) e Dimas Simas Lopes (pintura).
O Outono Vivo decorre até ao dia 07 de Novembro.
Na programação deste fim-de-semana alargado destaca-se o lançamento dos livros “Ilha Terceira – Ilha Lilás”, de José António Rodrigues, que decorrerá no sábado, dia 30, às 15h00, e “Que Paisagem Apagarás?”, de Urbano Bettencourt, que decorrerá na segunda-feira, dia 01 de Novembro, às 15h00.
O programa agendado para 30 e 31 de Outubro e 01 de Novembro reserva ainda as conferências “Médicos, Medicina e Escrita”, proferida pelo médico Rui Mendonça, e “O Outono/ Doenças Pulmonares/ Romantismo”, da autoria do médico Ramalho Almeida.
Em termos musicais, o café-concerto “Poesia e outras Músicas”, com José Fanha, António Palma e Nanã Sousa Dias, anima a Academia da Juventude todas as três noites, a partir das 20h00.
No domingo, às 21h30, o Auditório do Ramo Grande recebe o médico e músico Bruno Walter Ferreira e a sua banda.
No sábado, dia 30, no palco do Auditório do Ramo Grande é apresentada a peça de teatro “Cão Que Morre Não Ladra”, do Grupo Chapitô.
Os primeiros quatro dias do Outono Vivo contam ainda com uma palestra sobre o valor nutritivo dos alimentos biológico, proferida pela nutricionista Andreia Aguiar (sábado, às 17h30) e com uma palestra sobre agricultura biológica, proferida por Avelino Ormonde e Adalberto Couto.
Para os mais novos, no domingo, às 15h00, decorrerá uma matine infantil com o filme “Nanny Mcphee e o Toque de Magia”.
Na terça-feira, dia 02 de Novembro, além de dois workshop’s sobre cuidados de pessoas acamadas e primeiros socorros, o programa do Outono Vivo, entre outras iniciativas, conta com o lançamento do livro “Atlântico Sul, um Tratado para a Paz, uma Rota de Colisão Geopolítica”, da autoria do jornalista João Aranda e Silva.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt