A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinala, esta quarta-feira, dia 17, o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social com um encontro para debater estas realidades no Concelho e na Região.
O encontro, que decorre no Império de Santa Rita, é organizado pelo Departamento de Acção Social do Município e conta com intervenções de vários responsáveis e técnicos que trabalham com várias comunidades da Praia da Vitória.
Nesse âmbito, às 08h30, é inaugurada uma exposição de desenhos dos alunos da Escola B/JI de Santa Rita subordinada ao tema “Alguém pode ficar indiferente?”.
Meia hora depois, decorre a sessão de abertura que é presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.
Seguir-se-á uma palestra proferida pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco Ferreira, que abordará a problemática da Pobreza, enquadrando-a nas especificidades açorianas.
Situações reais de pobreza e exclusão social serão apresentadas de seguida pela voz de Jorge Coelho, professor da Escola de Santa Rita, Catarina Nogueira e Elizabete Alves, técnicas do projecto Reabilitação na Comunidade, e por habitantes do concelho que foram alvo de exclusão social e/ou representam casos de pobreza.
Neste encontro serão também apresentados alguns documentários televisivos sobre a acção das instituições de solidariedade social que lutam contra a pobreza e a exclusão social no Concelho da Praia da Vitória.
Após estas intervenções, Catarina Rocha, técnica do projecto Reabilitação na Comunidade, apresenta os resultados de um inquérito aos moradores das comunidades de Santa Rita, Serra de Santiago e Urbanização dos Biscoitos relativo a estas temáticas.
O encontro termina às 11h30 com a entrega de Guias do Morador aos habitantes destas comunidades.
Esta sessão tem entrada livre para todos os interessados em conhecer e debater estas realidades.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt