O 1º Festival Internacional de Chocolate, que decorre de 10 a 12 de Dezembro na Academia da Juventude e das Artes, marca a programação natalícia organizada pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória para dinamizar o centro comercial da cidade.
O vereador Paulo Codorniz, que apresentou o festival e o programa natalício na manhã de quinta-feira, 25, em conferência de imprensa, explicou que a realização do festival era um projecto ansiado há algum tempo e que a sua concretização passaria a marcar o programa natalício na Praia.
“Este ano, devido à conjugação de vários factores, conseguimos concretizar este evento, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Escola Profissional da Praia. Durante três dias, o chocolate será rei e senhor na cidade. Penso que o programa criado é marcado pela qualidade e por um conjunto de iniciativas que promovem as actividades de quem está a aprender, assim como o trabalho que quem já está no mercado. É uma iniciativa inovadora e que, sem dúvida, será do agrado de quem nos visitar naqueles dias”, sublinhou Paulo Codorniz.
Um dos atractivos do festival, pormenorizado pelo director da Escola Profissional, Domingos Borges, será uma escultura em chocolate de um cachalote em tamanho real, que será candidatada ao Livro dos Recordes do Guinness.
“É uma escultura com cerca de nove metros de comprimento, toda em chocolate, que estará exposta na Academia da Juventude”, disse.
O director da Escola Profissional apresentou o programa do 1º Festival Internacional de Chocolate na Praia, onde se destacam vários concursos, montras de chocolates, provas de degustação de chocolate, acções de formação, actividades para crianças, diversas exposições e espaços para compra de chocolates.
“Teremos um concurso para esculturas e bombons de chocolate, um concurso para bolos de chocolate feitos por amadores, um concurso de bolos de chocolate para profissionais de pastelaria e um concurso de sobremesas de chocolate para profissionais de cozinha”, adiantou.
No bar da Academia da Juventude estarão disponíveis bebidas feitas à base de chocolate, segundo Domingos Borges.
Outra das atracções do programa será uma demonstração pelo Chef Fabian, do Hotel do Guincho, que conta no currículo com duas estrelas do Guia Michelin, um dos galardões mais cobiçados na Cozinha Mundial.
Na primeira edição do Festival Internacional de Chocolate participam sete escolas profissionais: a da Praia, a de Ponta Delgada e cinco escolas de Hotelaria da Turquia, que apresentarão diversos trabalhos em chocolate e disputarão alguns dos prémios a concurso.
“Este Festival será também divulgado através do Roteiro da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, que representa mais de 150 escolas, oriundas de 31 países, o que nos garante uma visibilidade mediática muito grande”, adiantou o responsável.
Segundo Domingos Borges, o 1º Festival Internacional de Chocolate na Praia conta com o apoio da Valrhona, uma marca francesa de chocolate, que trará alguns especialistas ao certame para acções de formação e de demonstração.
O evento conta também com o apoio da Susiarte e do Hotel Teresinha, sendo organizado pela Câmara Municipal da Praia, a Cooperativa Praia Cultural, a Academia da Juventude e a Fundação Escola Profissional da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt