A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai investir 1,2 milhões de euros nos próximos dois anos na reparação de várias estradas e canadas do concelho, naquela que é a última fase do plano de requalificação da rede viária municipal.
O presidente da Autarquia, Roberto Monteiro, pormenorizou o projecto na manhã de quinta-feira, dia 16, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
“A concretização da última fase do plano de investimentos delineado para o período 2007-2012 garante que o concelho contará com uma rede viária de elevada qualidade e promotora de mobilidade sem constrangimentos, resultante de investimentos autárquicos em todas as freguesias do concelho”, sublinhou o autarca praiense.
Segundo Roberto Monteiro, o plano de investimentos viários para 2011 ascende a 606 mil euros, abrangendo seis quilómetros de estradas concelhias.
“Neste pacote, incluímos a requalificação do troço Largo da Batalha/Boavista, da Rua do Hospital e da Rua Conde Vila Flor, na cidade; da Marginal da Caldeira, nas Lajes; a estrada das Fontinhas, nas Fontinhas, um troço que vai requalificar o centro da freguesia; e o Caminho da Madre de Deus, no Porto Martins”, especificou o autarca praiense.
O plano para 2011 inclui ainda intervenções nos seguintes arruamentos: Rua Dr. Ávila Gonçalves (Agualva), Canada José Borges (Vila Nova), Canada das Laranjeiras (Vila Nova), Rua de São Paulo (Sta. Cruz), Figueiras do Paim (Sta. Cruz), Canada das Amoreiras (Sta. Cruz), Canada do Catrina (Sta. Cruz), Arruamentos Canada dos Pastos (Sta. Cruz), Canada Terreiro Álamo (Quatro Ribeiras), Caminho de Dentro (Porto Martins) e Canada da Adada (Biscoitos).
Em 2012, a Câmara Municipal da Praia da Vitória requalificará mais sete quilómetros de estradas e canadas no Concelho, num investimento que ascende a 665 mil euros, terminando o plano de requalificação da rede viária municipal.
O pacote de intervenções agendado para 2012 inclui a requalificação da Avenida Paço do Milhafre e da Estrada de Circunvalação, na cidade, a Rua do Ramo Grande, nas Lajes, a Rua dos Boiões, nos Biscoitos, e o Caminho de Santo António, no Porto Martins.
Vão ocorrer também intervenções nos seguintes arruamentos: Caminho Velho (Quatro Ribeiras), Canada do Avião (Lajes), Canada dos Gagos (Lajes), Canada João Lopes (Lajes), novo arruamento Faneca/Boaventura (Cabo da Praia), Canada do Pedro Inácio (Fontinhas), Canada José Rodrigues (Fontinhas), Sobra do Areeiro (Fontinhas), Caminho Velho da Madre de Deus (Porto Martins), novo arruamento Canada Funda/Canada Regelo (Fonte do Bastardo) e Canada Tenente Coronel (Biscoitos).
“No final de 2012, teremos uma rede viária municipal de qualidade, resultante de um investimento superior a sete milhões de euros que cobriu cerca de 50 quilómetros de estrada, distribuído por intervenções em todas as freguesias do Concelho, garantindo que as acessibilidades quer à cidade quer às zonas rurais tenham todas as condições, promovendo-se assim de forma evidente a mobilidade no Concelho da Praia da Vitória”, sublinhou Roberto Monteiro.
Antes de apresentar o pacote de investimentos viários para os próximos dois anos, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou o balanço das intervenções viárias entre 2007 e 2010, que abrangeram 37 quilómetros de estradas, em empreitadas que ascenderam a quatro milhões de euros. A este montante juntam-se os 2,5 milhões de euros assumidos pela Autarquia para a requalificação das vias danificadas pela enxurrada de Dezembro de 2009.
“Após este vasto plano de requalificação viária, estão criadas as condições para a Autarquia ir avançando com a manutenção da sua rede de estradas, podendo direccionar os montantes de investimento gastos até aqui nesse sector para outras prioridades”, concluiu Roberto Monteiro.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt