O livro “A Lagoa dos Castores e outras Narrativas da Minha Diáspora”, da autoria de Francisco Cota Fagundes, é apresentado no dia 13 de Janeiro de 2011, às 20h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.
Francisco Cota Fagundes é natural da freguesia da Agualva, residindo nos Estados Unidos da América, onde é professor catedrático na Universidade de Massachussetts Amherst.
O escritor açoriano Daniel de Sá, num comentário ao mais recente livro de Francisco Cota Fagundes, escreve: «Entre o drama e o burlesco, por vezes com uma efabulação cheia de humor, A Lagoa dos Castores e Outras Narrativas da Minha Diáspora contém, nas suas três dezenas de histórias, a vida tal como ela é. As tristezas e as alegrias, os sonhos e as desilusões, a comédia e o drama. Um daqueles livros que podem ajudar a libertar a literatura de Língua Portuguesa dos extremos entre os quais normalmente vacila».
“A Lagoa dos Castores e outras Narrativas da Minha Diáspora” é o mais recente trabalho literário de Francisco Cota Fagundes, que conta no currículo com cerca de uma centena de ensaios publicados em várias revistas, assim como vários livros.
Da sua obra literária destacam-se" A Poet's Way with Music: Humanism in Jorge de Sena's Poetry" (1988), "In the Begining There Was Jorge de Sena's GENESIS: The Birth of a Writher" (1991), "Metamorfoses do Amor: Estudos sobre a Ficção Breve de Jorge de Sena" (1999); e “Desta e da Outra Margem do Atlântico: Estudos de Literatura Açoriana e da Diáspora" (2003)”.
Assinou também a autobiografia “Hard Knocks: An Azorean-American Odyssey" (2000) e o volume "No Vale dos Pioneiros: Narrativas da Minha Diáspora" (2008).
Recentemente, concluiu uma segunda autobiografia, intitulada “Not Born to Be Happy: a Journey Through Darkness”, inspirada na luta do seu filho, Evan Anthony, contra um tumor no cérebro.
Francisco Cota Fagundes, como investigador universitário, tem-se dedicado, principalmente, à Literatura Portuguesa contemporânea, destacando-se os seus trabalhos sobre Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Branquinho da Fonseca, Carlos de Oliveira, José Rodrigues Miguéis, Pedro da Silveira, Vitorino Nemésio e vários escritores da Diáspora norte-americana.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt