O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou que o projecto Reabilitação na Comunidade, promovido pela autarquia, tem o mérito de garantir apoio aos munícipes com necessidades especiais e de sensibilizar a comunidade para essas situações.
Roberto Monteiro, que falava na inauguração da Semana da Reabilitação na Comunidade, a decorrer até 14 de Janeiro na Academia da Juventude, na Praia da Vitória, adiantou que, no âmbito do projecto, os idosos e as crianças, particularmente as com necessidades especiais, têm hoje uma resposta clara e uma atenção concreta para os seus problemas, acedendo assim a formas que lhes permitem serem cidadãos de pleno direito.
“Durante muitos anos, as pessoas com deficiência e os idosos com necessidades especiais eram marginalizados, eram quase que escondidos. Com este projecto, toda essa população está a ter a atenção que merece. Este é, para mim, o principal êxito deste projecto, que a Câmara Municipal, através do seu Departamento de Acção Social, abraçou desde o início”, realçou o autarca.
“Desde que iniciei funções, eu e a minha equipa definimos como prioritário o apoio aos mais desfavorecidos, particularmente aqueles que têm necessidades especiais. As crianças e os idosos nesta situação são, por isso, alvos prioritários da nossa acção. O projecto Reabilitação na Comunidade é a resposta a essas situações. Este é o projecto que mais me satisfaz nas minhas funções como autarca”, expressou Roberto Monteiro.
Até 14 de Janeiro, na Academia da Juventude, várias actividades abertas ao público mostram o trabalho dos técnicos deste projecto nos últimos dois anos e perspectivam as acções para os próximos tempos.
Ao nível das conferências, o programa conta com debates sobre a intervenção precoce e estimulação global do desenvolvimento das crianças dos zero aos seis anos, a intervenção precoce e apoio psicopedagógico em crianças entre os três e os seis anos, os atrasos no desenvolvimento global infantil, as necessidades educativas especiais na sala de aula, o mercado social de emprego e a demência e o envelhecimento.
O programa inclui também workshop’s sobre cuidados e massagens para bebés, sobre o ensino e a aprendizagem dos filhos, quer no seio familiar quer escolar, e sobre a gestão do tempo dos pais no sentido de proporcionarem momentos de convívio com os filhos e os restantes elementos da família.
O evento conta também com várias oficinas, uma peça de teatro, concursos e a exposição “Dois Anos de Reabilitação na Comunidade”, que servirá de mostra ao trabalho desenvolvido desde 2008 pelos técnicos da equipa do projecto Reabilitação na Comunidade.
O projecto Reabilitação na Comunidade nasce em 2008, estando integrado no Departamento da Acção Social da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Apoio psicopedagógico, reabilitação psicomotora e neuropsicológica, intervenção precoce, alfabetização para idosos e animação e estimulação para idosos são algumas das áreas de intervenção abrangidas pela equipa de Reabilitação na Comunidade.
Esta tem desenvolvido trabalho na Rede Municipal de Creches e ATL’s concessionados, no Centro de Saúde da Praia, nas escolas e centros de convívio para idosos do concelho e em várias instituições particulares de solidariedade social na Praia.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt