O protocolo que regula o funcionamento do Gabinete de Assessoria ao Jovem na Praia da Vitória foi assinado na tarde desta segunda-feira, oficializando a abertura, na Academia da Juventude, desta valência de apoio aos indivíduos com idades entre os 12 e os 35 anos.
O protocolo foi assinado entre a empresa municipal Praia em Movimento, a Direcção Regional da Juventude (DRJ), a Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, integrada na Universidade dos Açores, e a UMAR – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres.
Na prática, o protocolo e cooperação permite a abertura de cinco pontos de apoio, que vão funcionar integrados no Gabinete de Assessoria ao Jovem na Praia da Vitória: informação e apoio sobre programas da DRJ relativos ao emprego, empreendedorismo, trabalho ou habitação; gabinete de apoio aos jovens em risco; apoio e atendimento sobre violência doméstica, maus tratos e igualdade de oportunidades; informações sobre a Rede Valorizar (formação e requalificação profissional); e serviço de orientação vocacional.
No gabinete, localizado na Academia da Juventude, os jovens podem encontrar respostas para diversos problemas, recebendo no local aconselhamento e encaminhamento para os serviços adequados, consoante a situação que colocam à consideração do gabinete.
Segundo o protocolo, o Gabinete de Assessoria ao Jovem da Praia da Vitória (aberto aos jovens de toda a ilha Terceira), as áreas prioritárias de acção são: Educação, Emprego, Trabalho, Formação Profissional, Empreendedorismo, Habitação, Igualdade de Oportunidades, Prevenção Primária das áreas da Saúde e Combate às Dependências e Protecção Civil.
Em qualquer um dos casos, o atendimento e aconselhamento serão prestados por técnicos especializados.
O Gabinete funcionará de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00, com rotatividade dos técnicos consoante a área de intervenção.
Desta forma, as informações sobre os programas da DRJ podem ser conhecidas às segundas-feiras e quintas-feiras, das 09h00 às 12h00, e no mesmo horário às terças-feiras, de 15 em 15 dias.
Relativamente às sessões sobre maus tratos, violência doméstica e igualdade de oportunidades, estas estão programadas para as terças-feiras e quartas-feiras, entre as 09h00 e as 12h00, estando presentes técnicas da UMAR quinzenalmente.
O gabinete de apoio aos jovens em risco funcionará às segundas-feiras, das 13h00 às 17h00 e às quartas-feiras, das 10h00 às 13h00.
A Rede Valorizar pode ser conhecida às sextas-feiras, entre as 09h00 e as 12h00 e as 13h00 e as 17h00. E o serviço de orientação vocacional funciona às terças-feiras, entre as 13h00 e as 19h00, e às quintas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt