Acabar com mitos sobre a demência e o envelhecimento. É este um dos objectivos da conversa agendada para a tarde de quinta-feira, dia 13, no âmbito das sessões de esclarecimento da Semana de Reabilitação na Comunidade, a decorrer até 14 de Janeiro, na Academia da Juventude, na Praia da Vitória.
“A perda de memória é um dos resultados naturais do envelhecimento do homem. A perda de memória não é, por si só, sinal de demência. Esta é um dos mitos que é preciso acabar. A demência é a perda generalizada das capacidades cognitivas. É importante que as famílias e os idosos interiorizem esta ideia”, reforça Márcia Canha, coordenadora do projecto Reabilitação na Comunidade e que, a partir das 14h00, moderará a conversa sobre demência e envelhecimento, intitulada “Ah Como estou esquecido! A Demência e o Envelhecimento”.
“Outro dos mitos que é importante terminar é que o idoso que sofre um AVC não é, digamos, recuperável. É possível, através de vários estímulos, prevenir uma degeneração rápida”, alerta Márcia Canha.
“Acima de tudo, nesta conversa, procuraremos ouvir as situações específicas de cada pessoa e, a partir daí, apresentar soluções e conselhos que lhes permitam ultrapassar essas questões. Será, no fundo, uma conversa, um diálogo”, realça a coordenadora do projecto Reabilitação na Comunidade.
Para a tarde de quinta-feira estão previstos também dois workshop’s direccionados para quem tem filhos pequenos.
A partir das 15h30, decorrerá um workshop intitulado “O meu filho ainda não fala?” e, às 17h00, decorrerá um segundo intitulado “Pouco tempo, mas muito carinho”.
“São espaços onde procuraremos ouvir os pais para, depois, analisarmos cada caso, apresentando sugestões. Acima de tudo, queremos sensibilizar as pessoas para o facto de que, por exemplo, a irrequietude e as birras de uma criança decorrem do relacionamento entre ela e os progenitores. É preciso que os pais conheçam os níveis de desenvolvimento do filho e que saibam como agir em cada um deles. Devem também interiorizar que as crianças só são livres quando conhecem os seus limites”, explica Márcia Canha, que orientará esse workshop em parceria com Elisabete Alves.
A Semana de Reabilitação na Comunidade decorre na Academia da Juventude até sexta-feira, dia 14, servindo de mostra ao trabalho desenvolvido no âmbito do projecto de acção social com o mesmo nome que a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a implementar desde 2008.
O projecto está integrado no Departamento da Acção Social da Câmara Municipal da Praia da Vitória, com trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Creches e ATL’s concessionados, no Centro de Saúde da Praia, nas escolas e centros de convívio para idosos do concelho e em várias instituições particulares de solidariedade social na Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt