O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou esta sexta-feira que, em Fevereiro, é assinada a escritura que oficializa a doação do terreno para a construção do futuro Centro de Reabilitação da Praia da Vitória.
O anúncio foi feito após o encerramento da Semana de Reabilitação na Comunidade, que decorreu na Academia da Juventude e terminou com a exibição do Teatro dos Sentidos, um momento muito especial em que crianças e jovens interpretaram a história da Branca de Neve, mas com a audiência de olhos vendados.
“O processo de doação está concluído. Em Fevereiro, será assinada a escritura pública de doação. Entretanto, a associação já adjudicou a elaboração do projecto. São dois passos fundamentais para a concretização deste sonho. Este investimento vai triplicar as vagas para crianças e jovens com necessidades especiais e, numa segunda fase, permitirá o acolhimento por períodos de tempo maiores”, realçou Roberto Monteiro, indicando que o terreno em causa está localizado junto à rotunda do hipermercado.
O presidente da Autarquia falava aos jornalistas após assistir ao Teatro dos Sentidos, última actividade do programa da Semana de Reabilitação na Comunidade.
“Foi um momento emocionalmente forte. É difícil expressar por palavras o que ali sentimos, porque só quem assiste pode perceber esta actividade. Mas acho fundamental que este teatro possa ser exibido a muitas mais pessoas, para que possam sentir e viver esta situação, sobretudo o empenho e dedicação das crianças e dos jovens com necessidades especiais. Todos eles, em conjugação com crianças dos jardins-de-infância, proporcionaram-nos momentos ímpares”, sublinhou o autarca.
“Foi uma acção nobre, onde estas crianças e estes jovens foram as estrelas. Foi, acima de tudo, uma actividade que vale mais do que muitas conferências para que percebamos o que é viver sem um dos nossos sentidos, para que possamos experienciar um pouco a vida desta população”, adiantou.
Durante 35 minutos, a audiência, de olhos vendados, ouviu e sentiu a história da Branca de Neve, com os sons a guiarem cada espectador pelo conto, interpretado por jovens e crianças com necessidades especiais apoiados pela Associação de Pais e Amigos da Criança com Deficiência da Praia da Vitória e por alunos da creche Um Dó Li Tá de Santa Rita.
Balanço positivo
A Semana de Reabilitação na Comunidade decorre de 09 a 14 de Janeiro na Academia da Juventude, servindo de mostra ao trabalho realizado no âmbito do projecto com o mesmo nome e que garante apoio a vários níveis às crianças, jovens e idosos com necessidades especiais no Concelho.
“Foi uma semana muito rica, em que a palavra reabilitação foi exemplarmente mostrada a quem visitou este evento. Daí realçar o êxito desta iniciativa, que espero que venha a repetir-se nos próximos anos, para que cada vez mais pessoas possam experienciar o que é a integração social”, realçou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“E é com agrado que registo também que, no âmbito do apelo feito na inauguração e após verem e participarem nas actividades deste evento, muitas pessoas têm manifestado disponibilidade para ajudarem como voluntários nas acções que são desenvolvidas ao longo do ano”, sublinhou Roberto Monteiro.
Durante seis dias, vários especialistas e técnicos debateram várias vertentes da integração social e foram mostradas várias actividades.
Uma das palestras debateu o Mercado Social de Emprego, onde Isabel Berbereia, da Agência de Emprego de Angra do Heroísmo, procurou sensibilizar os empresários locais para a criação de empregos para indivíduos com necessidades especiais.
No debate, os empresários locais realçaram a ausência de legislação adequada à integração destas pessoas no espaço empresarial, assim como a falta de informação relativamente a programas de apoio nesse âmbito.
O projecto Reabilitação na Comunidade nasce em 2008, estando integrado no Departamento da Acção Social da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Em permanência, a equipa presta apoio a 280 munícipes com necessidades especiais, aos quais se juntam os mais de 400 idosos integrados nos Centros de Convívio do Concelho que são também alvo das actividades deste projecto.
Apoio psicopedagógico, reabilitação psicomotora e neuropsicológica, intervenção precoce, alfabetização para idosos e animação e estimulação para idosos são algumas das áreas de intervenção abrangidas pela equipa de Reabilitação na Comunidade.
Esta tem desenvolvido trabalho na Rede Municipal de Creches e ATL’s concessionados, no Centro de Saúde da Praia, nas escolas e centros de convívio para idosos do concelho e em várias instituições particulares de solidariedade social na Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt