As obras de recuperação e requalificação dos muros e a instalação das pontes de acesso a terrenos nas margens da ribeira da Casa da Ribeira/Belo Jardim estarão concluídas na Primavera deste ano. A informação foi avançada pelo empreiteiro no âmbito de uma visita ao local pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Os trabalhos – que incidem sobre a ribeira que tem início na Casa da Ribeira e termina na zona de Santo António, junto à baía da Praia, depois de atravessar o Belo Jardim - decorrem a bom ritmo, estando em fase avançada a reconstrução e requalificação do muro que separa a ribeira da estrada.
Segundo o empreiteiro da obra, cerca de 80 por cento desses trabalhos estão realizados.
Relativamente à instalação das pontes de acesso a terrenos, os trabalhos começam em breve. O empreiteiro aguarda, neste momento, a recepção das estruturas pré-fabricadas.
As pontes serão suportadas por uma estrutura metálica, instalada sobre colunas de betão. Sobre a estrutura serão colocadas pranchas metálicas, que garantirão o acesso entre a estrada e os terrenos na margem oposta da ribeira.
Para o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, a intervenção em curso garante a estabilidade dos muros e acessos melhorados aos terrenos, sem influência no natural curso da água da ribeira.
Esta empreitada, recorde-se, decorre no âmbito dos trabalhos de recuperação dos estragos provocados pela enxurrada do Inverno de 2009, que causou avultados prejuízos em várias freguesias do concelho praiense, particularmente na Agualva.
No caso da Casa da Ribeira/Belo Jardim, os trabalhos sob a responsabilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória incidem sobre a recuperação dos muros, a consolidação dos muros na zona onde a ribeira desagua no mar e a substituição dos acessos existentes em entulho por pontes suspensas.
O leito da ribeira será também intervencionado, no âmbito de uma empreitada a cargo da Secretaria Regional do Ambiente, sendo um dos objectivos o afundamento do leito para evitar aglomerados de resíduos no seu curso, reduzindo-se dessa forma a probabilidade de derrames da ribeira para a estrada e terrenos vizinhos, com os consequentes prejuízos que daí resultam. Esta empreitada contempla também a construção de uma bacia de retenção no início da ribeira, com o objectivo de impedir a entrada de troncos e ramos de árvores, pedras e outros resíduos no curso da ribeira.
A intervenção na ribeira da Casa da Ribeira decorre dos estragos provocados pela chuva intensa da madrugada de 15 Dezembro de 2009.
Em Janeiro de 2010, a Câmara Municipal da Praia da Vitória adjudicou as duas empreitadas para a recuperação dos estragos, cujo valor ascendeu a 2,5 milhões de euros.
As obras foram divididas em dois blocos: recuperação de infra-estruturas na Rua dos Moinhos, na Agualva; e recuperação de infra-estruturas nas Quatro Ribeiras, Vila Nova, São Brás e Santa Cruz.
A intervenção na Casa da Ribeira insere-se neste último pacote, cujo valor global é superior a um milhão de euros.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt