A inauguração da sede do Orfeão da Praia da Vitória deverá ocorrer em Abril deste ano, coincidindo com o aniversário daquela instituição. A data foi avançada pelo empreiteiro no âmbito de uma visita do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória às obras.
Roberto Monteiro, no final da visita, realçou o enquadramento da empreitada na reabilitação de imóveis devolutos no centro histórico da cidade e na construção de uma sede polivalente para uma instituição da Praia.
“Esta obra insere-se no plano municipal de recuperação de imóveis degradados no centro histórico e na potenciação de espaços para intercâmbios. Ou seja, a construção de uma sede para o Orfeão da Praia da Vitória não só resulta da resposta camarária a um desejo antigo desta instituição e dos praienses que a acarinham, como vai mais longe, porque é enquadrada em objectivos mais vastos. Nomeadamente, a criação de um novo espaço no centro da cidade que pode albergar grupos que nos visitam no âmbito de intercâmbios de vária índole. Daí a configuração deste projecto”, explicou o autarca praiense.
“Além disso, a localização da obra decorre da política municipal de recuperação de imóveis devolutos no centro histórico da cidade. A nova sede nasce num local onde antes existia um verdadeiro escombro, que desfigurava a cidade. Com o novo edifício, o Orfeão ganha uma sede e os praienses ganham um espaço requalificado e de qualidade inserido na sua malha urbana. E a Autarquia beneficia do investimento ao ter acesso a um espaço onde pode alojar grupos no âmbito de intercâmbios”, complementou Roberto Monteiro.
“Trata-se de um projecto de muita qualidade, que coloca no centro histórico da cidade uma instituição muito acarinhada pelos praienses e que tem sido, e continuará a ser, uma mais-valia para a dinamização cultural da cidade e do Concelho”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória no final da visita à obra.
A construção da sede do Orfeão da Praia da Vitória é um projecto orçado em 400 mil euros, financiados em 60 por cento pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (obra e terreno) e em 40 por cento pelo Governo Regional dos Açores (obra).
O imóvel, localizado na Rua Maestro João António das Neves (artéria popularmente conhecida como “Rua dos Tarecos”), divide-se em três pisos (ligados por escadas interiores), cada um composto por uma ampla sala e sanitários, sendo os primeiros facilmente adaptados a várias configurações, consoante a utilização pretendida.
No rés-do-chão funcionará a sala de ensaios do Orfeão da Praia.
Na fachada o edifício, os limites das janelas, em pedra negra, recriam o arrumo das pastas dos elementos do Orfeão numa estante, numa organização arquitectónica simbólica e que introduz um aspecto curioso e inovador no edifício.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt