A votação popular sobre o aspecto exterior do futuro edifício dos Serviços Municipais na Praça Francisco Ornelas da Câmara decorre até à próxima sexta-feira, dia 04 de Fevereiro.
A auscultação, promovida pelo executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória, procura aferir a empatia dos munícipes sobre três propostas para o aspecto exterior daquela infra-estrutura, onde será concentrada parte dos serviços autárquicos.
“Este edifício terá um impacto significativo na vertente urbanística da praça central do concelho. Desempenhará um papel fundamental na ligação entre os munícipes e os serviços municipais e será um edifício modelar ao nível da eficiência energética e das acessibilidades. Como tal, o executivo municipal atribui um papel determinante à auscultação da opinião dos praienses sobre a solução arquitectónica a adoptar”, sublinhou o presidente da Autarquia, Roberto Monteiro, na apresentação das três propostas arquitectónicas para o projecto, que ocupará o espaço onde hoje se localiza o edifício na Praça conhecido popularmente como “Casa do Dr. Eugénio”.
Entre 24 e 27 de Janeiro, todos os munícipes do Concelho receberam em casa um panfleto explicativo do projecto, no qual está impresso um boletim de voto.
Após escolherem a opção que mais lhe agrada, o voto pode ser colocado numa urna na Junta de Freguesia local, disponível durante o horário de funcionamento.
Os munícipes podem também votar em boletins à disposição no edifício dos Paços do Concelho, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, no atendimento da empresa municipal Praia Ambiente e no atendimento da Autarquia, no edifício localizado na Rua Gervásio Lima.
“É uma votação que abrange todo o Concelho, permitindo que qualquer munícipe dê a sua opinião. No final de 2010, procedemos a outras auscultações e discussões públicas, mas destas não resultou uma escolha que reunisse o mais amplo consenso. Daí esta segunda e última auscultação”, explicou o presidente da Autarquia.
Após o fim da votação, serão anunciados os resultados, com o objectivo de os trabalhos de construção começarem após o Verão de 2011, para que os serviços municipais se concentrem na Praça Francisco Ornelas da Câmara a partir de 2012.
A deslocalização dos Serviços Municipais da Rua Gervásio Lima libertará aquele terreno para a construção da nova Escola Profissional da Praia da Vitória. Parte desses serviços será instalada na zona industrial do Cabo da Praia e a restante (serviços administrativos e técnicos) será instalada no edifício a construir na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
A obra enquadra-se no plano de revitalização do centro urbano da Praia, transferindo para o seu centro 100 funcionários e potenciando a dinâmica provocada pelos cerca de 300 munícipes que, diariamente, recorrem à Autarquia.
A concentração dos serviços na Praça Francisco Ornelas da Câmara criará sinergias relevantes, potenciando a eficácia e a eficiência, traduzindo-se isso na redução de custos administrativos, melhorando-se assim os serviços prestados aos munícipes.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt