A Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende avançar este ano com o projecto para a recuperação do Paul da Pedreira, no Cabo da Praia. A intenção foi confirmada no seminário Zonas Húmidas – Desafios na Gestão de Áreas Naturais, que decorreu na manhã de terça-feira, dia 01 de Fevereiro, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Este projecto deverá ter como referência o estudo realizado pela Bensaude Ambiente, empresa do Grupo Bensaude com responsabilidade no Parque de Combustíveis da Ilha Terceira, localizado na zona industrial da Praia da Vitória e a sua elaboração contará com o apoio dos especialistas que colaboraram na requalificação do Paul da Praia.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que presidiu à sessão de abertura do seminário organizado pela Divisão de Ambiente da Autarquia para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, anunciou também a intenção do Município em promover a requalificação do paul do Belo Jardim.
“É um projecto que temos vindo a desenvolver e que, em certa medida, está associado à revitalização da praia da Riviera. Aquele paul é um dos ecossistemas únicos do Concelho. Esta Autarquia tem procurado integrar o Ambiente e a preservação ambiental no desenvolvimento do Concelho e é isso que continuaremos a fazer”, realçou o responsável.
Paulo Messias confirmou também a intenção da Câmara Municipal em continuar a assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
“A raridade destes locais em ilhas é significativa e a Praia da Vitória, felizmente, conta com vários ecossistemas deste tipo. Daí que tenhamos uma atenção especial com estes espaços. E a Divisão do Ambiente da Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um excelente trabalho nesse sentido”, realçou o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Estas considerações foram feitas na sessão de abertura do seminário Zonas Húmidas – Desafios na Gestão de Áreas Naturais, um encontro organizado pela Autarquia para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas e que juntou mais de meia centena de participantes.
Professores universitários, investigadores, decisores governamentais e estudantes debateram várias vertentes destes ecossistemas, protegidos pela Convenção de Ramsar.
O seminário que decorreu na manhã de terça-feira foi a terceira edição do encontro que a Câmara da Praia tem vindo a organizar anualmente para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, sendo um dos poucos municípios portugueses a fazê-lo.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt