O novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto de Formação, que já vigora na Praia da Vitória, prevê a atribuição de equipamentos e materiais desportivos para as crianças enquadradas na formação dos Clubes locais. A novidade foi apresentada na manhã de quinta-feira, dia 10 de Fevereiro, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que explicava o novo modelo de apoios em conferência de imprensa, adiantou que o regulamento garante, “em absoluto, a afectação integral dos recursos públicos à actividade formativa dos clubes desportivos”.
“O novo regulamento valoriza também a qualidade técnica da formação e garante equidade dos apoios municipais, apesar da diversidade de modalidades”, sublinhou o autarca praiense.
“O valor a ser atribuído a cada clube (em que 90 por cento é transformado em equipamentos e materiais) depende de uma fórmula de cálculo única”, explicou.
Cada clube receberá uma verba fixa, podendo afectar até 25 por cento desta a despesas com serviços técnicos ou de saúde, caso de massagistas, enfermeiros ou médicos.
A essa verba acresce um apoio cujo valor será igual ao apoio definido para cada criança inscrita na formação multiplicado pelo dobro do número de jogadores de campo dessa modalidade.
Além destas verbas, o regulamento prevê a majoração do apoio em função do nível do técnico que orienta o escalão de formação. Esta componente pode variar entre 225 e 300 euros.
“Por exemplo, no caso de uma equipa num escalão de formação de futebol, o clube terá direito a 980 euros. Ou seja, 250 euros de valor fixo, mais 480 euros, que resultam de 20 euros (valor fixo por atleta) a multiplicar por 22 jogadores (isto é, o dobro do número de jogadores de campo). A este montante acresce, por exemplo, um terceiro apoio de 250 euros, que será usado para as despesas com o técnico”, exemplificou Roberto Monteiro.
“As candidaturas aos apoios terão de ser apresentadas até ao final do mês de início da respectiva época desportiva da modalidade, devendo os clubes entregar uma lista individualizada das crianças em formação”, explicou.
Segundo o autarca, o novo regulamento “mantém ou aumenta a actual dotação orçamental afecta aos apoios ao desporto de formação, agiliza as regras e os procedimentos de operacionalização e de controlo dos apoios atribuídos e releva os apoios com a disponibilização de infra-estruturas desportivas como meio de garantir a equidade de todos os clubes perante a acção municipal”.
“O novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto de Formação salvaguarda os interesses da Câmara, dos Clubes e dos Pais das crianças que praticam desporto no Concelho. O modelo de apoios em espécie garante, em absoluto, que os meios públicos são utilizados, na íntegra, na formação”, concluiu o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt