O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera o Centro de Formação Escutista, que vai nascer no Belo Jardim, um exemplo de “verdadeira parceria” e de “visão e interesse comum”, que contribuirá consideravelmente para o desenvolvimento da juventude e do Concelho.
Roberto Monteiro, que falava na apresentação do projecto que resulta da cooperação entre a Câmara Municipal, o Governo Regional dos Açores e a Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas, realçou a importância do investimento, que dará nova dinâmica ao Escutismo na ilha e na Região.
“O Escutismo é, sem dúvida, uma das melhores organizações de juventude. A qualidade da formação que desenvolve, a organização, a formação humana e a dinâmica deste movimento são mais do que justificativos para este prémio. O Centro de Formação Escutista que em breve nascerá no Belo Jardim é um prémio mais do que justo para o Escutismo açoriano. Daí o empenho da Câmara Municipal da Praia da Vitória na sua concretização”, expressou o autarca.
“É um projecto que demonstra a eficácia e eficiência que se conseguem quando todas as partes envolvidas abraçam com determinação a iniciativa. Relevo também o empenho e a decisão do Governo Regional que, ao considerar este projecto como uma opção prioritária, garantiu a sua concretização”, sublinhou.
“Este projecto decorre também do empenho e da persistência dos responsáveis locais e regionais do Corpo Nacional de Escutas. Relevo a importância que deve ser atribuída ao facto de o projecto corresponder às expectativas”, disse Roberto Monteiro.
O Centro de Formação Escutista, que será construído num terreno cedido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória no Belo Jardim (sendo a empreitada, orçada em um milhão de euros, paga pelo Governo Regional), vai albergar a sede da Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas e disponibilizará áreas de formação, alojamento, espaços para actividades ao ar livre e serviços de apoio.
As instalações poderão ser utilizadas por qualquer associação de juventude da Região.
Na apresentação do projecto, o secretário regional da Presidência adiantou que a intenção do executivo regional é que o futuro Centro de Formação Escutista se consolide como a casa mãe da formação jovem e do associativismo juvenil no arquipélago.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt