As obras de remodelação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia da Vitória iniciam-se no Verão deste ano, confirma o presidente da Autarquia, garantindo que essa intervenção não afectará o aspecto exterior do imóvel histórico.
Roberto Monteiro adianta que a empreitada estará terminada até ao final do ano, renovando o interior do edifício e possibilitando a concentração do executivo no edifício emblemático do Município.
A empreitada, orçada em 350 mil euros, permitirá debelar a degradação em várias zonas exteriores e interiores do imóvel histórico e, no piso superior, permitirá o aproveitamento do reduto nas traseiras do edifício para a construção de novos gabinetes.
Nessa ala passarão a funcionar os gabinetes dos vereadores (exceptuando a vereação da Cultura, que permanecerá na casa onde nasceu Vitorino Nemésio).
Actualmente, os vereadores têm gabinete no edifício camarário na Rua Gervásio Lima, estando o Presidente da Câmara e o respectivo gabinete de apoio instalados nos Paços do Concelho.
Após a intervenção nos Paços do Concelho (imóvel do início do século XVI), o executivo concentrar-se-á na Praça Francisco Ornelas da Câmara, que receberá os restantes serviços camarários em 2012, após a conclusão da construção do novo edifício para os serviços autárquicos, que nascerá no lugar onde hoje existe a casa conhecida como do Dr. Eugénio.
As obras de remodelação e ampliação dos Paços do Concelho inserem-se no plano de deslocalização dos serviços camarários na Praia da Vitória.
Este plano divide-se em três fases e com a sua conclusão os serviços operacionais estarão instalados na Zona Industrial da Praia da Vitória, onde a Autarquia dispõe de quatro armazéns, e os serviços técnicos e administrativos na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
Na Rua Gervásio Lima, nos terrenos hoje ocupados pelos serviços camarários, nascerá a nova Escola Profissional da Praia da Vitória.
Este plano de deslocalização visa potenciar dinâmicas sociais e económicas no centro histórico da Praia, com a mobilidade de 300 pessoas diariamente na malha urbana; visa permitir a construção da nova Escola Profissional e, com isso, a criação de um complexo educacional; e visa gerar poupanças ao nível do funcionamento dos serviços camarários resultantes das sinergias geradas pela concentração.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt