Os cavaleiros João Moura, Rui Salvador e Rui Lopes e os grupos de forcados amadores do Ramo Grande e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense estão confirmados como cartel da corrida de toiros das Festas da Praia 2011, agendada para o dia 01 de Agosto, às 21h00, na Praça de Toiros da Ilha Terceira.
O cartaz foi apresentado na manhã de segunda-feira, 09 de Maio, em conferência de imprensa, altura em que foi anunciado que estarão em disputa três troféus nesta corrida: melhor lide, melhor pega e melhor toiro.
“É um cartaz que corresponde à qualidade a que já nos habituou a corrida de toiros das Festas da Praia da Vitória. A organização, a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e da Tertúlia Tauromáquica Praiense, correspondeu ao nosso desafio, ou seja, construir um cartel de qualidade, capaz de atrair o interesse dos aficionados e, por essa via, conseguir respeitar as restrições orçamentais que impendem sobre as Festas”, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro anunciou que a organização da corrida de toiros contou com um orçamento de 80 mil euros, tendo total apoio da Autarquia e da organização das Festas caso as receitas da corrida não cubram esse orçamento.
“Esta corrida, em termos orçamentais, foi construída na base de que 70 por cento da bilheteira cobre os custos da corrida. Tem sido essa a filosofia orçamental na organização da corrida das Festas: a receita deve cobrir a despesa, evitando mais custos para a organização das Festas. Contudo, a organização sabe que conta com a Autarquia caso a receita não satisfaça a despesa. De qualquer forma, estou convicto que o cartaz hoje apresentado reúne todas as condições para termos praça cheia”, argumentou o autarca praiense.
Segundo Filipe Pires, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, o cartaz da corrida de toiros das Festas da Praia 2011 aposta exclusivamente no toureio a cavalo, oferecendo a disputa de três troféus como atractivo do evento.
“Decidimos organizar uma corrida de toiros à portuguesa, sabendo que essa organização agrada aos nossos aficionados e a todos aqueles que nos visitam em Agosto. Apostamos em dois cavaleiros consagrados e num cavaleiro local que tem vindo a evoluir muito positivamente”, justificou.
“João Moura é um dos nomes grandes do toureio português. Basta dizer que é o único cavaleiro português que saiu nove vezes pela porta grande da praça de Madrid. Quanto a Rui Salvador, é outro nome consagrado do nosso toureio. Tem toureado na Terceira e é um cavaleiro conhecido e acarinhado pela nossa aficion. Rui Lopes é um jovem cavaleiro açoriano, cuja evolução tem recebido muitos elogios. Os três vão disputar o concurso para a melhor lide”, adiantou Filipe Pires.
“Os dois grupos de forcados da terra – o Ramo Grande e o da Tertúlia Tauromáquica Terceirense – vão pegar os seis toiros, disputando o troféu para a melhor pega. Será uma competição saudável entre dois grupos que créditos firmados. Quanto aos toiros, teremos dois toiros de Rego Botelho, dois toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e dois toiros de João Gaspar. São ganadarias locais que têm apostado no toureio de praça e que nos dão garantias de um excelente espectáculo”, explicou o responsável.
“Estão, sem dúvida, reunidas todas as condições para um excelente espectáculo. Temos bons cavaleiros, bons forcados e bons toiros. Basta que o tempo esteja bom e, com certeza, a corrida das Festas da Praia continuará a enobrecer esta cidade e este concelho”, adiantou, por seu turno, Francisco José Mendes da Silva (conhecido popularmente como Silveirinha), da Tertúlia Tauromáquica Praiense.
Segundo a organização, os preços dos bilhetes desta corrida serão iguais aos preços praticados nas edições anteriores.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt