O debate sobre a habitação social abre a segunda edição da Semana Social, que começa segunda-feira, 23, e termina sexta-feira, 27, um evento organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para discutir as estratégias sociais do Concelho e visões e estratégias nacionais e internacionais sobre as várias áreas integradas na política social municipal.
A partir das 10h00, o painel de oradores que abordará a habitação social analisará esta realidade nos Açores e no Concelho da Praia da Vitória, assim como visões técnicas sobre a privatização da habitação social, ou a insustentabilidade da habitação social.
Neste painel intervêm Carlos Faia, Sascha Tsenkova, Roberto Monteiro e João Carvalhosa.
Além da habitação social, o programa da II Semana Social, que decorrerá na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, terá painéis de discussão sobre o Voluntariado, a Cidadania, a Educação, a Pobreza e o Idoso.
A tarde do primeiro dia será preenchida com várias actividades, caso de jogos interactivos e uma passagem de modelos.
No dia 24, a Educação dominará os debates, destacando-se a intervenção de Ricardo Monteiro, do Centro Augusto Cury, que vai falar sobre os sete pecados capitais dos educadores, e do professor Aldo Naouri, que falará sobre a educação dos filhos. Neste painel, que contará com uma intervenção de um representante da Secretaria Regional da Educação.
O painel sobre Educação encerra com uma comunicação de Victor Cruz sobre as dificuldades na aprendizagem.
Na quarta-feira, a parte da manhã é ocupada com o painel sobre voluntariado, com intervenções da professora Alice Vieira (“Voluntariado no Nosso Meio”), de Pedro Duarte Silva (“Voluntariado: Identidade e Desafios”) e do presidente da Autarquia (“Voluntariado: Uma Nova Missão para o Século XXI”).
A manhã termina com uma nova exibição do “Teatro dos Sentidos”, uma peça com crianças e jovens com necessidades especiais.
Da parte da tarde, será debatida a Cidadania: Josélia Fonseca analisa a “Educação, Cidadania e Valores – que relação?”; o Pedro Duarte Silva fala sobre “Cidadania: muito mais que um estatuto”; e o deputado regional Berto Messias intervém sobre “Participação Cívica e Política dos Jovens”.
Neste dia decorrerá um workshop sobre como formar jovens felizes e inteligentes, ministrado por Ricardo Monteiro, assim como uma sessão de baby yoga, além de outras actividades.
A Pobreza é o tema em destaque nos debates da quinta-feira.
Será apresentado o livro Cartilha da Economia Familiar – Ser Pobre não é uma Fatalidade”, da autoria do jornalista Henrique Dédalo, seguindo-se uma intervenção de Fernando Diogo sobre a pobreza no arquipélago.
Rogério Roque Amaro questionará se é possível lutar contra a pobreza, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco Ferreira, falará sobre a pobreza no Concelho, e Ludovina Vieira, do grupo Continente, falará sobre gestão económica e familiar.
O almoço servirá para a degustação de sopas confeccionadas pelos centros de convívio do Concelho e para a demonstração de refeições económicas organizada por técnicos do grupo Continente, entidade parceira da segunda edição da Semana Social.
Da parte da tarde, decorrerá uma projecção de vídeo e teatro intitulada “Momentos” e uma nova exibição do “Teatro dos Sentidos”.
O último dia da Semana Social é dedicado ao Idoso, altura em que será lançado o Guia de Apoio ao Cartão do Idoso e será entregue o cartão municipal do idoso nº 1000.
Antes, Carla Fernandes falará sobre o idoso na família e Helena Vieira sobre as necessidades e realidades dos idosos.
Neste painel, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António apresentará o projecto Cidade Amiga do Idoso, que a Autarquia praiense pretende implementar.
Rosa Carvalhal falará sobre “Centro Geriátrico no espaço intergeracional da freguesia” e Carlos Bertão e Manuel Dias apresentarão o trabalho desenvolvido pelo Centro Social do Idoso de São Francisco Xavier.
O encerramento da II Semana Social está agendado para as 13h00 da sexta-feira, 27 de Maio.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt