A construção de um Centro Social no lugar de S. Rita, representa a concretização de um sonho desta comunidade, e simultaneamente a adopção de mais uma medida eficaz de solidariedade social no nosso concelho.
A localização de Creches, Atl´s e Centros de Idosos, em áreas marcadas pela debilidade económica e social, revela-se estruturante quer na perspectiva de proporcionar igualdade de oportunidades; quer principalmente na vertente do combate à pobreza e exclusão social.
O Centro Social de Santa Rita também se caracteriza pela sua componente inter-geracional. Entendemos ser de enorme relevância que as novas infra-estruturas sociais acolham, simultaneamente, crianças, jovens e idosos. Esta orientação, além de visar a criação de economias de escala (condutoras a menores custos de funcionamento), também assume particular importância na partilha de conhecimentos e valores entre gerações de uma comunidade.
O lugar de Santa Rita é merecedor deste investimento estruturante cujos impactos reprodutivo e humanizante são inquestionáveis!
Caras amigas e amigos,
Neste momento de alegria, sinto a obrigação de lembrar o Padre Marco Roberto Silva Faria, Jovem que partiu com trinta e poucos anos, grande entusiasta deste empreendimento, que não podendo partilhar connosco a sua inauguração, sei que partilha o enorme sentimento de felicidade de toda a comunidade.
Ao Padre Marco, o nosso sincero agradecimento por tudo o que fizeste pelas famílias de Santa Rita e por teres partilhado este sonho connosco!
Sr. Presidente do Governo Regional e estimado amigo,
No dia 31 de Maio de 2005, dia em que formalizei a minha candidatura à Câmara Municipal , disseste-me uma frase que nunca esqueci:
“É fundamental que as Câmaras Municipais passem a cooperar activamente, com o Governo Regional, na resolução dos problemas sociais e educacionais dos Concelhos. Deixem de se desculpar com as competências e juntem-se a nós no combate e nas soluções!”
Caro Presidente,
O Município da Praia da Vitória adoptou como prática efectiva o seu apelo. Passados seis anos, tenho a honra de partilhar convosco os resultados da estratégia de cooperação implementada no Concelho:
- Em 2006 tinhamos 1 creche e 1 Atl. Em 2011 temos 8 creches e 9 Atl`s num universo de 11 freguesias;
- Em parceria como Centro de Saúde rastreamos, anualmente, cerca de 3.000 crianças nas áreas da visão, da audição e da nutrição, num projecto conjunto que denominamos Diagnóstico de Saúde;
- Investimos anualmente, mais de 300.000€ em projectos extra-curriculares, para todas as crianças do 1º Ciclo do concelho, nomeadamente os Projectos de Ensino Lúdico das Ciências e da Matemática;
- Construímos 1 Pavilhão Desportivo em cada freguesia de forma a que as crianças pratiquem exercício físico com regularidade e que possam ter melhores índices de qualidade de vida;
- Em parceria com o sector privado implementamos o projecto “ Computadores nas Escolas”, cujo resultado foi 1 computador por cada 5 crianças, em todas as escolas do concelho (o melhor índice do país);
- Financiamos anualmente 20 bolsas de estudo a jovens famílias carenciadas do Concelho.
Caras e caros convidados,
A próxima etapa da nossa parceria é o Centro de Reabilitação (CAO), destinado às crianças e jovens portadores de deficiência do nosso concelho.
Hoje, dia 1 de Junho – Dia Mundial da Criança, comemoramos a inauguração de mais um espaço especial destinado a crianças e idosos muito especiais.
Em nome da população de Santa Rita, e de todos os praienses em geral, agradeço ao Governo Regional mais este investimento no concelho.
À Santa Casa da Misericórdia desejo os maiores sucessos na sua gestão.
Ao Sr. Presidente do Governo Regional digo que pode sempre contar com a nossa cooperação activa.
Viva Santa Rita! Viva a Praia da Vitória! Viva os Açores!
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt