Está patente ao público na artéria principal da Praia da Vitória a exposição “Praia da Vitória: 30 anos, 30 figuras”, que recorda 30 personalidades que se destacaram na história do Concelho. A mostra, organizada pela Cooperativa Praia Cultural, enquadra-se nas comemorações dos 30 anos da elevação da Praia a cidade.
Entre o Largo da Luz e a Praça Francisco Ornelas da Câmara podem ser vistos painéis com a fotografia e informações biográficas de 30 figuras que se evidenciaram no Concelho nas mais variadas áreas profissionais, culturais, associativas e económicas.
A selecção e recolha biográfica foram orientadas pelo historiador Carlos Enes.
O médico Alexandre Martins Pamplona Ramos, o jornalista António Raimundo Belo, o advogado Agnelo Raimundo Belo ou o escritor Vitorino Nemésio são algumas das personalidades destacadas nesta exposição.
António Jacinto Ázera, primeiro presidente da Câmara no período da Ditadura Militar; o médico Domingos Braga da Cruz; o jornalista e político Constantino José Cardoso; o médico António de Sousa Júnior; a poetisa Filomena Furtado Serpa; o pintor Francisco José Borges Barcelos; o advogado e político Francisco Lourenço Valadão Júnior; o eremita Francisco Machado Costa; o empresário Francisco Maria Brum; o escritor e poeta Francisco Joaquim Moniz de Bettencourt; o fidalgo Francisco Ornelas da Câmara; e o tenente-coronel Frederico Augusto Lopes da Silva Jr. são outras personalidades destacadas nesta mostra.
A elas juntam-se também o escritor e dinamizador cultural Gervásio Lima; os músicos João António das Neves Jr. e João dos Reis Neves, pai e filho; o filósofo e político João Ornelas da Silva; o padre José Coelho de Meneses; o político José Silvestre Ribeiro, patrono da biblioteca municipal; o empresário José Vieira Goulart; o médico Manuel de Sousa Meneses; os padres Alfredo Alves Lucas e Manuel Narciso de Lima; o médico e político Ramiro Machado; o empresário Ramiro Martins de Meneses; e o empresário e visconde do Porto Martim, José Coelho Pamplona.
No âmbito das comemorações dos 30 anos da elevação da Praia da Vitória a cidade, data assinalada numa sessão solene a 20 de Junho, está também patente ao público, na galeria multimédia da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, uma exposição de fotografia intitulada “Praia da Vitória: Passado e Presente”.
A mostra é composta por várias fotografias antigas e actuais de diversas zonas da cidade, evidenciando as alterações provocadas com o passar dos anos em espaços emblemáticos da Praia.
Esta exposição pode ser vista até ao dia 08 de Julho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 13h00 e as 20h00.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt