A partir do próximo sábado, 02 de Julho, a Casa Vitorino Nemésio passa a estar aberta durante os fins-de-semana, anuncia a vereação da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Entre 02 de Julho e 14 de Agosto, o espaço museológico abrirá aos sábados e domingos entre as 10h00 e as 16h00, aumentando os períodos de visita ao imóvel que recorda a vida e obra do escritor praiense, um dos nomes sonantes da Literatura Portuguesa do século XX.
“Esta abertura tem como principais objectivos, permitir uma extensão do horário, de modo a criar mais facilidade e mais tempo a quem nos visita, tanto à população local como aos turistas e aumentar o conhecimento do espaço, da vida e obra de um dos melhores escritores do século XX”, justifica a vereação da Cultura.
Durante a semana, a Casa Vitorino Nemésio pode ser visitada entre as 09h00 e as 18h00.
«A Casa Vitorino Nemésio» - lê-se na brochura que apresenta o espaço - «não é um museu. Não se pretende a contemplação estática de coisas do passado, mesmo pequenos pertences nemesianos, mas a provocação dinâmica para o estudo da personalidade e da obra de um dos maiores escritores da língua portuguesa do século XX. Assim, reservam-se espaços para a consulta de livros, para o visionamento de filmes e outros documentos de imagem, para a reflexão conjunta e a palestra, quando requeridas e oportunas».
A Casa Vitorino Nemésio é o imóvel onde nasceu o escritor localizado na Rua de São Paulo.
Vitorino Nemésio nasceu em 1901 na Praia da Vitória, tendo falecido em 1978, em Lisboa. Foi jornalista, escritor, poeta e professor universitário, deixando uma vasta obra literária, de onde se destaca o romance “Mau Tempo no Canal”.
É um dos nomes sonantes da Literatura Portuguesa do século XX.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt