Os alunos do 1º e 2º ciclos do Concelho da Praia da Vitória vão ser alvo de mais uma sessão de rastreio à saúde oral, visão, audiometria e obesidade durante o ano lectivo 2011/2012, no âmbito do Plano Municipal de Saúde Escolar promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Os diagnósticos no terreno, realizados por enfermeiros do Centro de Saúde da Praia da Vitória e elementos da Equipa de Saúde Escolar, devem abranger mais de duas centenas de alunos, estando, neste momento, em definição e preparação a campanha de rastreios para o próximo ano lectivo.
Esta nova fase dá seguimento à estratégia implementada desde 2006 e que visa garantir a detecção precoce de eventuais problemas ao nível da saúde oral, audição e visão e o combate à obesidade nas crianças e jovens do Concelho.
De então para cá, os vários tipos de diagnósticos já abrangeram cerca de três mil crianças do Concelho da Praia da Vitória.
No ano lectivo que terminou, foram realizados 274 rastreios à audiometria em todas as escolas do Concelho da Praia da Vitória, abrangendo os alunos nascidos em 1999 e 2005.
Destes rastreios resultou o encaminhamento de 125 alunos para um novo diagnóstico mais apurado.
Em 2010, também no âmbito do Plano Municipal de Saúde Escolar, foram realizados 182 rastreios à obesidade junto de alunos do 5º ano das escolas da Praia e dos Biscoitos.
No mesmo âmbito, entre 2007 e 2008, decorreram cerca de nove centenas de rastreios à visão tendo como alvo alunos do 1º ciclo do Concelho.
Nos casos em que as crianças provinham de agregados familiares com dificuldades, a autarquia pagou a aquisição dos óculos. Neste processo, contribuíram significativamente as Ourivesarias Cabral e Gaspar Oculista, ao fornecerem os óculos a preço de custo.
Em 2009, a Câmara Municipal da Praia da Vitória distribuiu 1500 kits de saúde oral nos jardins-de-infância e escolas do Concelho.
"Nestas idades, é fundamental que se façam diagnósticos para evitar que situações que podem ser totalmente resolvidas precocemente acabem por tornar-se problemas sérios. Entendemos que uma política de diagnósticos de saúde aos nossos alunos é uma mais-valia, porque a prevenção é o primeiro passo para que as nossas crianças cresçam saudáveis", sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, no final de uma visita à Escola da Vila Nova, onde decorriam as despistagens de audiometria, que decorreram no ano lectivo que terminou.
“A Clínica da Praia e o Centro de Saúde da Praia da Vitória têm sido parceiros neste projecto, que classificamos de prioritário para a Câmara da Praia e que assenta na convicção de todas as partes podem dar um contributo significativo para a detecção precoce e para a resolução dos problemas de saúde das nossas crianças”, relevou o autarca.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt