Sob a organização da Câmara Municipal da Praia da Vitória, em parceria com o Governo dos Açores e com a Associação Agrícola da Ilha Terceira e Associação de Jovens Agricultores Terceirenses realizaram-se as Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, na Sociedade da Agualva.
“Pela sua importância na Economia Regional o Sector Primário necessita de um Fórum de debate anual que permita a avaliação do sector, divulgação e partilha de novas técnicas e a discussão dos enquadramentos comunitários das políticas agrícolas, da mesma forma que é determinante assegurar a continuidade de um evento desta índole, independentemente das pessoas que ocupam os cargos de direcção.
Tal só poderá existir havendo uma forte compromisso institucional entre todos os parceiros”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, abriu as Jornadas Agrícolas.
Uma iniciativa nos moldes das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória deu um contributo importante para o crescimento do sector agrícola no Concelho da Praia da Vitória e na Ilha Terceira. Em primeiro lugar porque permite a presença, junto dos agricultores, de especialistas em diversas temáticas que, através das suas comunicações, podem potenciar a criação de novos instrumentos para o trabalho diário nas explorações agrícolas da Terceira. Em segundo lugar porque tem como pressupostos base o envolvimento e participação de todos os parceiros que têm como área de intervenção a Agricultura. Em terceiro lugar porque pressupõe um compromisso de continuidade da iniciativa, independentemente das pessoas que ocupam os cargos de direcção nas Instituições parceiras.
Ao longo de três dias foram vários os painéis e oradores presentes, contando com técnicos, deputados europeus e especialistas na área.
Nesse sentido foi assinado, na cerimónia de encerramento presidida pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, um protocolo que formaliza a continuidade do evento, anualmente.
Gab. Pres.
|