O pavilhão gimno-desportivo do Porto Martins, integrado no Centro Multiserviços da Freguesia, é uma mais-valia para o desenvolvimento do associativismo, para a dinamização social, cultural e desportiva local, assumindo também “um papel relevante como meio de protecção civil numa freguesia que, pela sua natureza, tem algumas características de zona de risco”.
Esta foi a mensagem central deixada pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na inauguração da infraestrutura, que decorreu na noite de segunda-feira, 19 de Setembro, enquadrada nas Festas da Freguesia do Porto Martins, que decorrem até à próxima quinta-feira.
“O Centro Multiserviços, onde se insere este pavilhão desportivo, é a resposta do Município criando as condições essenciais ao desenvolvimento sustentado da freguesia. Hoje, o Porto Martins tem uma referência do serviço público que é vital à sua identidade como freguesia. O pavilhão desportivo, além da sua vocação prioritária de promoção da actividade desportiva e de hábitos de vida saudável, também assume um papel relevante como meio de protecção civil”, argumentou Roberto Monteiro.
“A freguesia teve, na última década, um incremento residencial e populacional extraordinário. Hoje, apresenta uma população residente de 1003 habitantes e contém 645 alojamentos. O fenómeno de crescimento acelerado da freguesia reforçou a necessidade da criação de infraestruturas públicas de promoção do associativismo comunitário, da prática desportiva, da dinamização de eventos, da valorização de competências das pessoas e da oferta de serviços no segmento da infância. O Multiserviços é a resposta a isso, onde se insere este pavilhão, que representa a segunda fase do projecto”, adiantou.
Segundo o autarca, até ao final do ano, o projecto ficará concluído com a inauguração da cozinha regional que apoiará o Salão de Festas. O Centro Multiserviços é um projecto municipal que ascende a 1,6 milhões de euros.
Em Maio, foi inaugurada a zona associativa e administrativa do Centro que alberga a Junta de Freguesia e diversas instituições da freguesia do Porto Martins, assim como um infocentro.
“O Centro Multiserviços do Porto Martins é uma obra de referência, orientada para a polivalência, para a eficiência e para a racionalização de custos. A aposta na concentração, permitindo sinergias, é fundamental na perspectiva de conseguirmos baixar os custos de funcionamento. A partir de agora temos de nos unir para dinamizar e rentabilizar o empreendimento. A chave do sucesso comum neste desafio consiste na cooperação, na criatividade, na partilha e na solidariedade”, sublinhou o autarca perante várias dezenas de habitantes da freguesia que assistiram à inauguração do pavilhão.
“Em três anos, construímos, com co-financiamento comunitário, oito pavilhões desportivos, dois passeios marítimos e a avenida marginal da cidade. No global, direccionamos investimentos de 20 milhões de euros para a qualidade de vida dos praienses, que é a grande prioridade da gestão autárquica”, adiantou.
O presidente da Câmara Municipal da Praia aproveitou ainda a ocasião para anunciar que o Plano de Urbanização do Porto Martins será votado na Assembleia Municipal em Novembro.
“Este instrumento é fundamental para se pôr fim às fortes restrições ao desenvolvimento urbano e muito em particular para a população originária proprietária dos fogos mais antigos”, adiantou o autarca.
Por seu turno, a presidente da Junta de Freguesia do Porto Martins realçou a importância da infraestrutura para o desenvolvimento associativo e desportivo da freguesia.
“Este investimento é uma mais-valia para o Porto Martins e para o Concelho, para as suas gerações actuais e futuras. Este pavilhão, enquadrado no Centro Multiserviços, é um marco histórico no Porto Martins. Queremos aqui assinalar a visão da Câmara Municipal para o Concelho e para esta freguesia. Todos os que aqui vivem sabem disso e, a partir de hoje, podem utilizar esta infraestrutura”, assinalou Rita Branco.
A cerimónia de inauguração do pavilhão terminou com a realização de dois jogos de futsal que opuseram antigas glórias da freguesia e do Lusitânia e uma equipa da Casa do Povo a uma equipa do destacamento militar norte-americano estacionado na Base das Lajes.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt