O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a nova sede do Orfeão da Praia da Vitória, inaugurada no passado sábado, dia 22 de Outubro, representa o “justo prémio” da comunidade a uma instituição que muito tem feito pela dinamização cultural e social do Concelho.
Roberto Monteiro, que falava na cerimónia de inauguração do imóvel localizado na Rua Maestro João António das Neves, adiantou ainda que com as novas instalações o Orfeão ganha novas capacidades para expandir o seu projecto cultural.
“Um dos objectivos que determinaram o envolvimento público neste projecto é potenciar o reforço, a consolidação e a expansão deste projecto de interesse público e, muito em particular, motivar a aposta na formação artística cuja primeira etapa consiste na criação de um coro juvenil no Concelho”, anunciou o autarca praiense.
“Mas a nova sede do Orfeão premeia também a instituição pelo mérito cultural do seu projecto e pela qualidade humana dos membros que a constituem. Requalifica um imóvel devoluto localizado no coração da cidade e dinamiza a realização de projectos e acções de intercâmbio cultural para os quais estas instalações estão totalmente vocacionadas e preparadas”, explicou o presidente da Câmara da Praia.
“Em suma, este é mais um projecto relevante para o futuro da cidade e do Concelho”, sublinhou Roberto Monteiro, numa cerimónia que contou com várias dezenas de pessoas e que contou também com a presença do director regional da Cultura.
“Hoje, dia 22 do mês de Outubro de 2011, assinalamos a concretização de um sonho colectivo ao instalarmos a alma e a voz de uma Comunidade no centro do coração da sua cidade”, realçou.
Segundo o presidente do Município praiense, a sede do Orfeão da Praia da Vitória é um projecto que ascende a 500 mil euros, “repartidos igualmente entre o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal da Praia da Vitória”.
O autarca recordou ainda as fases do investimento: entre 2008 e 2009 decorreu o processo de aquisição do imóvel, orçada em 75 mil euros; seguiu-se a elaboração dos projectos de construção, licenciamento e concurso público para a empreitada (65 mil euros); e a construção da sede, com o valor global de 360 mil euros.
Com as novas instalações, o Orfeão da Praia da Vitória passa a contar com uma nova sala de ensaios, à qual o Orfeão atribuiu o nome do presidente da Câmara da Praia (sala Dr. Roberto Monteiro) em reconhecimento pelo empenho do edil neste projecto.
A sala de ensaios está instalada do rés-do-chão do imóvel, reservando os dois pisos superiores para espaço de reuniões e trabalho administrativo.
Ambos os pisos podem ser convertidos em zona de alojamento a utilizar com grupos e instituições em projectos de intercâmbio com o Orfeão.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt