De Abril a Setembro deste ano, a Praia Ambiente recolheu 102 toneladas de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas (ECB) em resultado do alargamento do sistema de recolha porta-a-porta destes resíduos a todo o Concelho da Praia da Vitória.
Este resultado significa um aumento em quase 30 por cento do volume destes resíduos recolhidos no Concelho, tendo por base a comparação entre os valores registados em Abril/Setembro deste ano e o período homólogo de 2010.
Até aqui, a empresa municipal recolhia o plástico, metal e EBC nas unidades de restauração, hotelaria e catering do Concelho (no âmbito do programa HORECA), assim como nos estabelecimentos comerciais.
O novo regime veio alargar às residências particulares a recolha destes resíduos.
A recolha porta-a-porta de plástcio/metal e ECB em todo o Concelho iniciou-se em Abril deste ano, abrangendo, numa primeira fase, quatro freguesias: Biscoitos, Quatro Ribeiras, Fonte do Bastardo e Porto Martins.
No mês seguinte, o sistema foi alargado a todo o Concelho da Praia da Vitória.
A recolha destes resíduos na Vila das Lajes (exceptuando na Rua do Picão, Largo de São João, Rua das Fontinhas e o troço da Rua do Ramo Grande, entre a rotunda e o seu final, no sentido Vila Nova), Vila Nova, Agualva, Quatro Ribeiras e Biscoitos decorre às quartas-feiras, a que acrescem duas recolhas (segunda e sexta) de lixo doméstico. Todas decorrem a partir das 08h30.
Às quintas-feiras é recolhido o plástico/metal e ECB nas freguesias do Cabo da Praia, Porto Martins, Fonte do Bastardo, Fontinhas, São Brás e Vila das Lajes (na Rua do Picão, Largo de São João, Rua das Fontinhas e troço na Rua do Ramo Grande, entre a rotunda e o seu final), assim como no Belo Jardim e na Casa da Ribeira.
Em todos estes locais ocorrem também duas recolhas semanais de lixo doméstico (terças e sábados). Todas decorrem a partir das 08h30.
No centro urbano da Praia da Vitória, a partir das 18h30, a recolha porta-a-porta de plástico/metal e ECB decorre às terças-feiras. O lixo doméstico é recolhido às segundas, quartas, sextas e sábados e o papel/cartão e o vidro às quintas-feiras.
Elogio nacional
O sistema e os resultados de recolha de resíduos para reciclagem e o sistema de recolha de óleos alimentares usados na Praia da Vitória foram elogiados na edição deste mês da revista Água e Ambiente, uma das principais publicações da especialidade a nível nacional.
A revista destaca o facto de a Praia da Vitória liderar o ranking nacional na reciclagem per capita, registando uma taxa que é o dobro da média do País.
Outra das estratégias evidenciadas pela Água e Ambiente é a recolha de óleos alimentares usados (OAU), particularmente a instalações de oleões em todas as freguesias do Concelho.
Esta estratégia permitiu que o volume de OAU recolhidos no Concelho aumentasse de 945 litros recolhidos em 2007 para 22200 litros recolhidos em 2010.
A aposta na educação e sensibilização ambiental e a acção assente na resposta às várias componentes da recolha, tratamento e reciclagem de resíduos implementada pela Praia Ambiente são outras questões sublinhadas pela publicação.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt