O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória garante que, até ao final do mandato, todas as freguesias do Concelho passarão a dispor de uma casa mortuária.
Roberto Monteiro, que falava na cerimónia de inauguração da Casa Mortuária dos Biscoitos, adiantou que, neste momento, se encontram em fase de projecto as estruturas do Porto Martins e Quatro Ribeiras.
“Sabemos que este tipo de infra-estruturas comporta sempre uma conotação negativa. Mas, em boa verdade, tratam-se de equipamentos de grande importância comunitária, porque todos queremos despedir-nos dos nossos entes queridos na freguesia da sua residência e não num lugar distante. Além disso, os funerais na própria casa são, cada vez mais, uma raridade. Daí a necessidade destas estruturas, a que a Câmara Municipal da Praia da Vitória atribui grande importância no plano da criação de condições comunitárias nas nossas freguesias”, explicou o autarca, numa cerimónia que decorreu no final da tarde de domingo.
De 2005 até hoje, a Câmara Municipal da Praia da Vitória cerca de 400 mil euros na construção ou instalação de casas mortuárias no Concelho. Foram construídas as casas mortuárias na Vila Nova, São Brás e Fonte do Bastardo. A na próxima sexta-feira, 25, será inaugurada a Casa Mortuária do Cabo da Praia.
Já existiam casas mortuárias na Vila das Lajes, Agualva e Fontinhas.
Em paralelo, no mesmo período, a Autarquia investiu 335 mil euros na ampliação, manutenção e requalificação dos cemitérios das freguesias do Concelho.
Perante uma sala repleta de habitantes da freguesia, o presidente da Autarquia relembrou que o processo de construção da Casa Mortuária dos Biscoitos esteve desenquadrado do plano municipal de construção deste tipo de estruturas.
“Este foi um projecto com nuances especiais. O programa do Governo Regional garantia 25 mil euros a este tipo de projectos, aos quais se juntavam 15 mil euros de apoio atribuído pela Câmara Municipal. O que é certo é que a Junta de Freguesia dos Biscoitos recebeu esses valores e não cumpriu com a construção da estrutura. A solução – que foi apresentada com toda a transparência aos restantes presidentes de Junta de Freguesia do Concelho – foi a Autarquia avançar com esta obra, sendo seu o imóvel, doando-o depois à Junta, uma vez que a freguesia dos Biscoitos há muito que necessitava desta estrutura, particularmente dada a sua dimensão”, explicou.
“Além disso, a localização desta Casa Mortuária foi sujeita a consulta popular, num processo complicado, que foi difícil de gerir, particularmente para a presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos. Após a consulta, houve um claro e esmagador apoio a esta localização. Por tudo isso, hoje, é com orgulho e satisfação que inauguramos esta obra”, sublinhou.
A Casa Mortuária dos Biscoitos, localizada na Rua da Igreja, disponibiliza uma capela, várias divisões de apoio e parque de estacionamento. O espaço é gerido pela Junta de Freguesia.
Na inauguração, a presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, Cecília Melo, sublinhou a importância da estrutura para a freguesia e agradeceu ao Município e ao Governo Regional dos Açores o apoio que têm dado na construção e instalação das estruturas essenciais à comunidade.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt